Negligência e abuso físico em crianças
Consequências psicológicas

A negligência, a forma mais prevalente de maus tratos infantis, é o fracasso em oferecer cuidados e proteção adequados a uma criança. As crianças podem ser prejudicadas pela recusa intencional ou não de necessidades físicas, emocionais e educacionais. A negligência inclui o fracasso em alimentar a criança adequadamente e protegê-la de perigos. A negligência física inclui abandono, expulsão de casa, supervisão inadequada e desinteresse imprudente pela segurança e o bem-estar da criança. A negligência médica inclui a recusa, atraso ou fracasso em fornecer atendimento médico. A negligência educacional inclui permitir faltas recorrentes e não matricular a criança na escola. (SADOCK, 2011 p.228)

Se pensarmos somente na negligência que inúmeras crianças sofrem no mundo todo, já nos dá um embrulho no estômago e um sentimento de indignação e perplexidade, afinal de contas, aprendemos que os pais são aquelas pessoas responsáveis por proporcionar no mínimo condições dignas de vida para o ser que colocaram no mundo, pois, sabemos que muito mais do que isso é necessário para um bom desenvolvimento do indivíduo amor, carinho e atenção. Acontece que a negligência é mais comum do que pensamos e não é em vão que as varas da infância e juventude estão abarrotadas de casos assim que chegam ao judiciário. Mas não bastasse esse tipo de violência, há ainda o abuso físico. Este pode ser definido como qualquer ato que resulte em ferimentos físicos não acidentais, como bater, morder, queimar e envenenar. Algumas situações de abuso físico são resultado de castigos exageradamente severos ou injustificados. O abuso físico pode ser organizado segundo os danos causados ao local do ferimento: tecidos da pele e superfícies, cabeça, órgãos internos e sistema esquelético. (SADOCK, 2011 p.228)

Crianças abusadas exibem comportamentos que devem despertar suspeitas em profissionais da saúde. Outro profissional que pode e deve estar atento ao seu público-alvo é o professor, pois, por passar grande parte do seu dia na presença dos alunos, se sensível perceberá atitudes estranhas que podem indicar o abuso e com isso denunciar para que a criança seja retirada do meio conflituoso e realidade cruel e devastadora, psicologicamente falando. Por exemplo, as crianças podem ser excepcionalmente medrosas, dóceis, desconfiadas e reservadas. No entanto, também podem ser disruptivas e agressivas, refletindo em seu comportamento o exemplo que tem no seu ambiente familiar. Podem também evitar contatos físicos e não demonstrar expectativa de serem consoladas por adultos, estar constantemente alertas a perigos e sempre avaliando o ambiente, e podem ter medo de ir para casa. 

A literatura a respeito das consequências psicológicas do abuso físico e da negligência indica uma ampla gama de efeitos: desregulação afetiva, padrões de apego inseguros e atípicos, prejuízo nos relacionamentos com pares envolvendo agressividade crescente ou retraimento social e fracasso acadêmico. Crianças vítimas de abusos físicos exibem uma variedade de psicopatologias, incluindo a depressão, transtorno de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno desafiador de oposição e transtorno do estresse pós-traumático. (SADOCK, 2011 p.230).

*Marianita Ortaça é psicóloga, cantora e instrumentista. Tem consultório e reside em São Luiz Gonzaga, na região missioneira. É filha de Pedro e Rose Ortaça. Irmã de Alberto e Gabriel. Realiza palestras em todo o Estado, especialmente sobre temas relacionados a psicologia.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias