Bar no Centro de Santiago era usado como fachada para o tráfico de drogas Postado quarta-feira, 9 de julho de 2025 ás 19:30
Na manhã desta quarta-feira, 09/07/2025, a Polícia Civil, através da DRACO/Santiago, deflagrou a Operação TABERNA OCCULTA, em decorrência de investigação de Tráfico de Drogas e Associação ao Tráfico, ocasião em que foram cumpridas 25 (vinte e cinco) ordens judiciais, sendo 13 (treze) Mandados de Prisão Preventiva, 08 (oito) Mandados de Busca e Apreensão, 01 (um) Mandado de Sequestro de Bem Imóvel, 01 (um) Mandado de Sequestro de Bens Móveis, 01 (um) Mandado de Sequestro de Veículo Automotor e 01 Mandado de Interdição de Estabelecimento Comercial.
Durante as investigações, que perduraram por mais de seis meses e que tiveram como alvo um extenso grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas em Santiago, apurou-se que os investigados utilizavam o Estabelecimento Comercial denominado “ADEGA HG” como fachada para empregar parte dos valores obtidos com a traficância, inclusive usando o local para a comercialização de entorpecentes. Desta forma, foi representado judicialmente pela interdição do local, bem como pelo sequestro do bem imóvel, o que restou deferido pela Vara Criminal da Comarca de Santiago e cumprido pela Polícia Civil na data de hoje.
Os Mandados de Prisão Preventiva dos investigados foram cumpridos nas cidades de Santiago, Jaguari, São Vicente do Sul, Santa Maria, Ijuí e Charqueadas. A maioria dos investigados que tiveram as prisões preventivas decretadas já se encontravam reclusos no sistema penitenciário, local de onde comandavam o esquema criminoso.
Já os Mandados de Busca e Apreensão foram cumpridos nas cidades de Santiago e Santa Maria. Em Santiago, durante o cumprimento de um dos Mandados de Busca e Apreensão, restou apreendida uma prensa hidráulica, que tinha por objetivo ser utilizada na preparação de entorpecentes.
A Operação contou com o apoio de policiais civis das cidades de Santiago, Santa Maria, Jaguari, São Vicente do Sul e do efetivo da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas.
APREENSÃO INÉDITA
O delegado Guilherme Milan Antunes, responsável pela investigação, ressaltou que a matéria-prima já estava vindo de outros municípios para serem prensados em Santiago. Nos meses de maio e junho uma grande quantidade de entorpecentes foi apreendido pela polícia.
Esse tipo de equipamento nunca tinha sido apreendido no munícipio e representa um grande prejuízo para o crime. A ação de forma geral gerou um enfraquecimento econômico no grupo criminoso.
Esse tipo de equipamento nunca tinha sido apreendido no munícipio e representa um grande prejuízo para o crime. A ação de forma geral gerou um enfraquecimento econômico no grupo criminoso.
Com texto e fotos da Polícia Civil.
Postar um comentário