QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO?

Muitas pessoas ainda pensam que fazer psicoterapia é um sinal de fraqueza ou de "loucura"; não compreendem que essa decisão é corajosa e pode ajudar as pessoas a entenderem melhor suas emoções, assim como a estarem mais preparados para lidar com as situações e adversidades do dia a dia.

Tomar a decisão de procurar um psicólogo clínico e iniciar uma psicoterapia não é fácil, especialmente em função dos preconceitos que existem em torno desta prática. Infelizmente a maioria das pessoas ainda costuma buscar ajuda quando o problema está instalado e os sintomas já se apresentam de forma grave. Desta forma, chegam aos consultórios esperando “soluções milagrosas”, o que é um pensamento errôneo.

Existem inúmeros motivos válidos para que alguém busque a ajuda de um psicólogo. A seguir, vou enumerar alguns:

- Busca de autoconhecimento: esse é um grande benefício para quem faz psicoterapia. Através da relação terapêutica estabelecida, é possível conhecer aspectos de si mesmo que se quer fazia ideia antes. A pessoa começa a compreender o motivo de determinadas atitudes, de sentimentos e de situações que ocorrem em sua vida. A partir disso é possível lidar melhor com emoções, comportamentos e acontecimentos da rotina diária.

- Sentimentos constantes de tristeza, estresse, raiva, ansiedade ou desânimo: todos nós, em algum momento da nossa vida ou mesmo do nosso dia, sentimos algumas dessas emoções. Até certo ponto, as emoções consideradas negativas são importantes, pois é através delas que nos fortalecemos, aprendemos a lidar com frustrações e desenvolvemos resiliência. No entanto, o excesso dessas emoções pode ser prejudicial e esse se torna um motivo para identificar esses sentimentos e compreendê-los através de um processo terapêutico.

- Sentimento de culpa ou dificuldades em lidar com o passado: essa é uma verdadeira trava, capaz de gerar uma ferida emocional que está sempre exposta, pronta a "sangrar" e trazer a tona questões que deveriam ter sido resolvidas, mas não foram. Elaborar essas questões é necessário e isso pode ser pensado através de psicoterapia.

- Separações, lutos, perdas ou mudanças: é comum que diante de situações de mudanças ou perdas, as pessoas demorem a "digerir" tudo e a retomar suas vidas. Períodos de adaptação ou de luto são normais e devem ser vividos para que tais acontecimentos possam ser elaborados. Não existe um prazo determinado para que essas situações sejam superadas. Cada um funciona de um modo e possui necessidades diferentes. Na psicoterapia, será acolhido, apoiado e receberá ajuda para entender o momento vivido, encontrando formas de aceitar e enfrentar tais situações.

- Dificuldades de relacionamento: relacionar-se não é uma tarefa fácil. A busca pelo psicólogo, neste aspecto, pode ser uma forma de desenvolver cada vez mais habilidades de relacionamento e de investir na resolução desses conflitos; seja com a família, relacionamento amoroso, com amigos ou colegas de trabalho, todos passamos por conflitos nessa área.

Existem muitos outros motivos pelos quais as pessoas podem procurar um psicólogo clínico ou mesmo outras especialidades, pois a Psicologia está presente em muita áreas, tais como a Jurídica, Social, Escolar, Esportiva, Hospitalar, Organizacional… Cada profissional tem objetivos diferentes em cada uma dessas áreas. A Psicologia se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano, e não somente na clínica (que é o que mais as pessoas costumam relacionar). Quanto mais conhecermos acerca de seu papel na sociedade, melhor entenderemos sobre sua contribuição para a nossa vida particularmente.

Para ler mais textos, acompanhar outras informações, esclarecer dúvidas ou agendar um horário, acesse: https://www.facebook.com/psicologamaiaracastrodefreitas/.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias