ATENDIMENTO ODONTOLOGICO AO PACIENTE COM DIABETES

A Diabetes melito abrange um grupo de distúrbios metabólicos que tem em comum a presença de hiperglicemia. É uma doença crônica, herdada ou adquirida e de acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2030 há uma expectativa de 552 milhões de casos. A diabetes quando descompensada, apresenta repercussões importantes na boca como: Doença periodontal, Xerostomia (sensação de boca seca), hipossalivação (diminuição do fluxo salivar em quantidade e qualidade), síndrome da ardência bucal, deficiência de reparo, Candidíase, Cáries, Disfunção das glândulas salivares. O papel do cirurgião-dentista não se detém somente no tratamento dessas alterações, mas também no diagnóstico e controle da mesma.

A identificação ou suspeita de Diabetes em pacientes no consultório odontológico se apresenta, com manifestações clínicas, e sintomatologia bucal especificas, que podem mudar de acordo com o estágio da doença, mas vale ressaltar que a doença periodontal é a sexta complicação crônica da Diabetes, estando já comprovada a relação entre a doença periodontal e o quadro clinico de diabetes. O que eu quero dizer com isso, é que se eu melhoro o quadro bucal desse paciente, eu melhoro diretamente a condição clínica da doença. A boca sofre muito com Diabetes, o cirurgião dentista, tem obrigação de remover foco de infecção na cavidade oral, pois foco de infecção aumenta a glicemia, nós dentistas ajudamos a ação do medicamento, removendo foco de infecção. 

Dentre os fatores que influenciam a progressão e agressividade da doença periodontal nesses pacientes estão: idade, controle metabólico, microbiota periodontal, alterações vasculares, alterações no metabolismo do colágeno, fatores genéticos e alterações de resposta inflamatória.

O paciente diabético, apresenta uma disfunção imune, o que leva ele a ter muita candidíase, queilite angular, glossite mediana e líquen plano. Portando, para o atendimento seguro, o cirurgião dentista deve conhecer as alterações bucais e sistêmicas dos pacientes diabéticos

No caso de suspeita de Diabetes, o cirurgião-dentista deve solicitar exames laboratoriais para avaliar a glicemia e encaminhar este paciente para um Endocrinologista. 

Uma situação de emergência no consultório odontológico que pode acometer, principalmente no paciente diabético tipo 1 é a hipoglicemia, situação em que a glicemia no sangue cai bruscamente, acompanhado de sinais e sintomas que, quando reconhecidos, devem ser imediatamente tratados.

Pacientes diabéticos bem controlados podem ser tratados como pacientes normorreativo (absolutamente saudável). Mas é necessário que haja dialogo mais efetivo entre odontologia e medicina, para que o paciente seja, enfim, visto como um todo, elevando os índices de sucesso terapêutico nas duas profissões, afinal, uma depende diretamente da outra.

Drª. Daniela M. Flores Minuzzi - CRO/RS15794
Dentista de Pacientes Sistemicamente Comprometidos
Pós-graduada no Hospital Albert Einstein (SP)
Especialista Endodontia / Pacientes Especiais
Habilitada em Laserterapia
Rua Tito Beccon 1335/ Estacionamento Privativo.
Telefone 3251-6076 / 9.9932-8474
@daniflores_odontoespecializada.

One Response so far.

  1. Até que enfim em Santiago, uma profissional comprometida e que percebeu o problema do diabetes nas pessoas e está propondo um trabalho DIFERENCIADO! Parabéns para ela, e que outros sigam seu exemplo!

Leitores no Site

Desde 2008 com você!

Desde 2008 com você!

O Blog no Facebook

Blog Rafael Nemitz no Youtube

Seguir por email

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Psicólogo Vilson Salbego

Psicólogo Vilson Salbego

Kayo e Jana Fotografia

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

UNICRED Santiago

UNICRED Santiago

Sorrifácil Santiago

CDA Auto Peças e Auto Center

CDA Auto Peças e Auto Center

Tecnologia a disposição da Agricultura

Tecnologia a disposição da Agricultura

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Imembuí Microfinanças

Odontocompany Santiago

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Escológica Educação Infantil

Escológica Educação Infantil

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias