Prefeitura de Santiago esclarece origem do PL 048/2019 Postado sábado, 21 de dezembro de 2019 ás 23:40


A Prefeitura de Santiago divulgou uma nota neste sábado, 21, para esclarecer as alterações propostas pelo projeto de lei 048/2019, que está tramitando na Câmara de Vereadores. O PL institui o Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS) e ainda não foi à votação, mas gerou críticas de funcionários do Município em redes sociais. As mudanças, porém, foram determinadas pela emenda constitucional 103, de Novembro de 2019, promulgada pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, obrigando os municípios a fazerem as alterações nas alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores públicos.

Veja o comunicado da Prefeitura:

REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL OBRIGA MUNICÍPIO DE SANTIAGO A ADEQUAR ALÍQUOTAS DOS SERVIDORES 

A Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, aprovada pelo Congresso Nacional, determina o aumento da alíquota da contribuição previdenciária, que passa de 11% para 14%. Os Municípios não poderão estabelecer alíquota inferior à contribuição dos servidores da União (Art. 149, § 1º). Dessa maneira, independendo da vontade do Poder Executivo Municipal, a alíquota mínima para os servidores públicos municipais deverá ser revista. 

A alteração de alíquota é de cumprimento obrigatório por parte dos Municípios. 

A Emenda Constitucional 103 É DE CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO PELOS MUNICÍPIOS. Assim, o Poder Executivo enviou Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Vereadores a fim de atender a determinação constitucional. 

O cumprimento das novas regras é obrigatório para que os municípios tenham o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). O documento é necessário, entre outras coisas, para receber transferências da União e celebrar contratos, convênios, acordos ou ajustes que tenham vínculos com a administração direta ou indireta do Governo Federal. 

O não atendimento da determinação constitucional poderá, inclusive, demandar severas restrições no orçamento municipal, com possíveis dificuldades para cumprir o pagamento em dia dos servidores. 

Em não havendo a alteração da alíquota, o Poder Executivo Municipal estará descumprindo as determinações da Lei Federal 9.717/98, que dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal. 

Para garantir a regularidade nas contas do município e os repasses federais, o Governo Municipal encaminhou o Projeto de Lei Complementar que regulamenta as mudanças no regime previdenciário para apreciação na Câmara de Vereadores. 

O prefeito Tiago Görski Lacerda reafirma o seu respeito para com os servidores municipais, pois sempre buscou as melhores alternativas salariais para os servidores. Inclusive, enviou, recentemente, à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para a revisão geral anual na remuneração dos servidores, com previsão de aumento real, acima do índice da inflação.

One Response so far.

  1. Unknown says:

    As mudanças estão aí infelizmente temos todos no mesmo barco essa é a realidade o trabalhador está sofrendo as consequências principalmente os funcionários públicos sou do estado e acredito que nada poderá ser feito isso é uma consequência de acreditarem que esses governantes seriam bons como diz o velho ditado plantar e facultativo mas a colheita e obrigatoria

Leitores no Site

Desde 2008 com você!

Desde 2008 com você!

O Blog no Facebook

Blog Rafael Nemitz no Youtube

Seguir por email

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vestibular URI Santiago

Psicólogo Vilson Salbego

Psicólogo Vilson Salbego

Kayo e Jana Fotografia

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

UNICRED Santiago

UNICRED Santiago

Sorrifácil Santiago

CDA Auto Peças e Auto Center

CDA Auto Peças e Auto Center

Tecnologia a disposição da Agricultura

Tecnologia a disposição da Agricultura

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Imembuí Microfinanças

Odontocompany Santiago

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Escológica Educação Infantil

Escológica Educação Infantil

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias