Artigo do psicólogo Vilson Salbego: Aos profissionais da saúde Postado segunda-feira, 7 de dezembro de 2020 ás 20:57

Psicólogo e mestre em psicologia, o Dr. Vilson Salbego atende em Santiago na Clínica do médico Eduardo Malaquias


Se há algo que percebi no contato com profissionais de saúde no ano de 2020 foi que valorizá-los apenas em época de pandemia significa desvalorizar o ser humano por baixo do jaleco.

Sendo assim a grande maioria não quer palmas e congratulações temporárias. Eles estão sempre lá, se dedicando ao extremo, então é fundamental que sejam lembrados sempre, com a dignidade e o respeito que merecem.

Os profissionais da saúde foram os primeiros obrigados a se afastarem de suas famílias, e amigos, convivendo diariamente com o risco de contaminação e de contágio.

Enquanto a maioria sofreu algum tipo de afastamento ou de reorganização da vida cotidiana, como eu e você usando máscaras, esses profissionais estão a meses convivendo com uma luta que vai da casa para o trabalho e do trabalho para casa, muitos sem poderem ter presentes, ainda, as pessoas que amam. As consequências são muitas desde ansiedade, depressão, medo, incerteza e por aí vai...

Como não é a primeira pandemia da história, nem mesmo a mais letal, teremos muitas outras lutas na saúde coletiva nas quais, ainda mais, nossos profissionais serão fundamentais! Quem atua na saúde sabe que não há guerra que termine, apenas lutas que se encerram, e logo recomeçam outras.

Por isso mesmo me preocupo em poder ajudá-los. Me esforcei em encontrar uma sugestão para os profissionais que não fosse apenas um clichê ou maquiagem da realidade, e crucial que cada um e cada uma consiga olhar com carinho suas próprias vidas. Só temos o agora e muitas vezes esse profissional que está sempre disposto a cuidar do outro se descuida de si, infelizmente. 

Ainda que o profissional se depare com a morte diariamente há uma cisão entre o fazer técnico e o olhar pra si, para dentro. Todos vamos morrer um dia e a pandemia nos traz a oportunidade de refletir e de valorizar a vida em cada momento.

É indispensável indignar-se com a passagem do tempo e viver uma vida com sentido é a única direção possível para lidar com o sofrimento inevitável da vida.

Como sugestão de saúde emocional para os profissionais eu vou deixar aqui uma dica que eu mesmo pratico: Desligue os noticiários.

Você já vive uma realidade diferente de 99% da população, passa pelas angústias da pandemia real de forma ainda mais intensa, então chegar em casa e ser assolado por informações desnecessárias faz você se alimentar da tragédia. Você deveria ocupar o tempo livre, fora do trabalho, com situações prazerosas que te fizessem romper com o ciclo da preocupação.

Essa é uma postura de autocuidado e prevenção! Ouça uma música boa, leia um bom livro, faça exercícios físicos, tome aquele chimarrão e fique na presença de quem ama, mas desligue-se do noticiário.

Isso não significa negar a realidade, você já convive com ela de forma profunda, isso significa cuidar-se para por pra dentro de você um novo sentido para a vida além da luta diária. 

Por último quero lembrar que você não é apenas sua mente, mas também corpo, e ele dá sinais. Para cuidar do outro é fundamental conseguir se cuidar, ou uma hora você não conseguirá mais fazer a sua parte.

Contem comigo.

Para ser direcionado ao WhatsApp do psicológico, CLIQUE AQUI ou entre em contato pelos fones (55) 3251-5613 e (55) 9.8151-5910. É possível, também, contatar o profissional pelo Instagram psico.vilson.salbego.

Leitores no Site

Seguir por email

Siga o Blog no Facebook!

Em Janeiro no Facebook do Blog!

Viaje com o SESC RS!

Viaje com o SESC RS!

Psicólogo Vilson Salbego

Psicólogo Vilson Salbego

Kayo e Jana Fotografia

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Sorrifácil Santiago

CDA Auto Peças e Auto Center

CDA Auto Peças e Auto Center

Tecnologia a disposição da Agricultura

Tecnologia a disposição da Agricultura

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Imembuí Microfinanças

Odontocompany Santiago

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Escológica Educação Infantil

Escológica Educação Infantil

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias