Psicólogo Dr. Vilson Salbego: Sua Vida Faz Sentido? Postado segunda-feira, 19 de abril de 2021 ás 20:26

Artigo do psicólogo e mestre em psicologia Dr. Vilson Salbego, que atende na Policlínica PAS, na Rua Silveira Martins, 2076, no Centro de Santiago. Fone/Whats: (55) 9.8151-5910.


SUA VIDA FAZ SENTIDO?

Na matéria de hoje eu quero te ajudar a entender para que serve a psicologia na elaboração do sentido para a sua vida.

Não existe pergunta tão complicada quanto tentar definir o que é o “sentido da vida”. Primeiro por ser individual, segundo por depender de circunstâncias de cada um como idade, capacidade financeira, estrutura familiar, enfim...

E é por isso mesmo que muitas são as pessoas que, ao tentar dar respostas a essa pergunta sentem um profundo vazio existencial.

Quando questiono isso aos pacientes o que vêm é uma reflexão inicial: O que é para mim o sentido da vida se a única coisa que eu faço é trabalhar, se todos os meus dias são uns iguais aos outros e se, na verdade, não encontro sentido para nada que está ao meu redor?

Essa é uma questão profundamente humana! Somos o único ser no mundo capaz dar sentido para as coisas, somos o único com percepção de que a vida, uma hora, vai acabar. Um gato, um cachorro, ou qualquer outro animal não tem essa noção.

Quanto mais se humaniza mais você é provocado em encontrar um propósito, em assumir uma responsabilidade para si mesmo e para com os demais. Assim, quando temos claro um “porquê”, conseguimos começar a enfrentar todos os “como”.

Está vivendo sem sentido? Então vou te orientar brevemente...

Viva com decisão: Estar decidido a conseguir determinada coisa, a superar qualquer obstáculo e a lutar pelo que deseja em cada momento, por menor que seja, ajudará a ter claros seus propósitos de vida em cada fase da vida. Se o seu objetivo for apenas acordar, trabalhar com algo que detesta, se alimentar mal, voltar à atividade detestável, retornar para uma casa que não sente como lar e dormir atordoado de angústias e ansiedade, então para que serve sua vida?

Está passando por sofrimento? Se você for capaz de encontrar um propósito, o sofrimento não será somente suportável, vai se transformar em um verdadeiro desafio gerador de energia. Para muitas pessoas, e para muitos que atendo, o sofrimento passa a ser um trampolim para que a pessoa possa viver melhor no momento seguinte.

Não estou dizendo que você deve negar o sofrimento ou acelerar processos normais de sofrimento como o do luto e da tristeza por determinadas situações da sua vida, estou dizendo que há valor positivo em tudo que lhe acontece, inclusive na dor. E isso não te faz alguém bobo que vive de gratidão vazia, essa força não vem de algo que você pensa, vem de algo que você se torna.

MUDE SUA ATITUDE.

Entenda: Muitas vezes a vida não é justa! Muitas vezes você poderá se esforçar até a exaustão, investir tempo, energia, emoções e dar o seu máximo e… no entanto, o destino pode trazer um irônico revés e todo esforço, todo sonho e desejo podem escorrer pelos seus dedos.

Mas a verdade é que não podemos mudar o que está acontecendo, podemos apenas mudar nossa atitude em relação a essas circunstâncias. O sentido da vida não se pergunta, se sente!

Pode ser que hoje em dia você esteja se sentindo sem sentido para viver e eu quero te ajudar a se reconectar com aquele é o seu centro, que é o que apenas você pode viver, reorganizar sua biografia e sentir que sua vida vale a pena!

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias