Como será a onda de frio que atinge o Centro-Sul Postado segunda-feira, 26 de julho de 2021 ás 23:21

Conforme a MetSul Meteorologia, a quarta-feira e sexta serão os dias mais importantes do evento frio que vai gelar o Centro-Sul do país.


Uma poderosa massa de ar polar começa a avançar pelo Brasil a partir desta terça-feira e já começa a derrubar a temperatura em vários estados. O ar gelado marcará a segunda metade da semana no Centro-Sul do país com mínimas muito abaixo de zero no Sul, neve e geada ampla. Veja o que esperar dia a dia na onda de frio que será maior deste ano e uma das mais fortes das últimas duas décadas no Brasil.

TERÇA-FEIRA (27)

A intensa massa de ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul e derrubará a temperatura. O ar gelado chega com vento que se intensifica no decorrer do dia. As mínimas ocorrem à noite, quando vai estar muito frio. Cidades dos Aparados podem ter ao redor de 0ºC no fim do dia e na fronteira com o Uruguai pode fazer 2ºC ou 3ºC. As máximas ocorrem no começo da terça e à tarde a maior parte do Estado terá marcas entre 10ºC e 14ºC.

O dia começa com chuva e raios, não se descartando temporais isolados de vento e granizo, na Metade Norte. A instabilidade atua forte no Norte e no Nordeste gaúcho entre a madrugada e manhã, mas da tarde para a noite o tempo melhora.

No Oeste e no Sul, o tempo firme predominará desde cedo e o sol aparece ao longo do dia. Porto Alegre tem um início de terça com chuva, mas o tempo firma durante o dia e o sol aparece. Não se pode descartar que já no final do dia possa ocorrer neve em pontos do Norte gaúcho e de Santa Catarina. O modelo norte-americano sinaliza tal possibilidade.

A frente fria avança com chuva por Santa Catarina e o Paraná ao longo da terça e trará acentuado declínio da temperatura. Há risco de chuva localmente forte e de temporais de granizo. Já nesta terça a instabilidade alcança algumas áreas de São Paulo.

Esfria muito no decorrer do dia em diversas regiões de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, chove e esfria muito à noite. Em Ponta Porá, o resfriamento ocorre antes e o dia será muito frio.

QUARTA-FEIRA (28)

A quarta-feira será juntamente com a sexta o dia mais importante da onda de frio. Isso porque será o dia com maior chance de precipitação invernal, incluindo neve. Sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul e na maior parte do Sul do Brasil. Será um dia gelado e de bastante baixa sensação térmica pelo efeito do vento com máximas baixas durante a tarde. Deve gear forte principalmente mais a Oeste a ao Noroeste.

No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta com circulação de baixa pressão no oceano. As nuvens trazem chuva isolada principalmente no Sul e na Metade Leste gaúcha. Com o ar extremamente frio em altitude, as precipitações virão como neve, graupel (grão de gelo) e chuva congelada, o que pode ocorrer em diversas cidades. Já de manhã pode ter neve ou chuva congelada no Sul, como na Campanha. Após, a precipitação invernal se estenderia ao Centro gaúcho e à Serra do Sudeste.

Da tarde para noite aumenta muito a chance de nevar na Serra e Aparados, não se descartando neve em outros pontos da Metade Norte como o Planalto Médio e Alto Uruguai. A neve chega ainda ao Planalto Sul Catarinense, mas não afasta que caia no Meio-Oeste, Planalto Norte e talvez – com menor chance – o Sul do Paraná.

Vários pontos da Metade Leste gaúcha, como Porto Alegre, podem ter precipitação isolada na tarde e noite de quarta. Trata-se de um cenário muito interessante que poderá levar à ocorrência de precipitação invernal pouco acostumados a este tipo de fenômeno e que não constam dos prognósticos em geral de chuva congelada ou neve.

Uma vez que o perfil atmosférico estará gélido, as nuvens devem ser de maior desenvolvimento vertical e a atmosfera estará seca em níveis baixos, o que favorece a conservação do floco ou gelo que sai da nuvem, chuva congelada, graupel e mesmo neve granular é possível em áreas de baixa altitude ou ao nível do mar.

Florianópolis e Curitiba terão sol e nuvens e um dia muito frio com máximas baixas na quarta-feira. Na cidade de São Paulo, o dia deve ter muitas nuvens e períodos de instabilidade. Será um dia muito frio na capital paulista com baixa sensação térmica e máximas baixas. Se espera um forte resfriamento no decorrer do dia também na cidade do Rio de Janeiro e com possibilidade de chuva e fortes rajadas de vento.

QUINTA-FEIRA (29)

A quinta começa com muitas nuvens em parte do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil e ainda pode nevar na madrugada no Nordeste gaúcho e Planalto Sul Catarinense, mas rapidamente começa a cessar as condições para neve no final da madrugada e começo da manhã.

O sol predomina ao longo da quinta-feira com a diminuição da nebulosidade e faz muito frio com o céu passando a claro em muitas localidades. Grande número de cidade terá geada e que será mais forte em áreas principalmente mais a Oeste do Rio Grande do Sul e do Paraná.

A tarde voltará a ser muito fria mesmo no Centro-Sul do Brasil mesmo com a presença do sol. Em diversas cidades gaúchas e catarinenses, as máximas não superarão os 10ºC.

SEXTA-FEIRA (30/7)

A sexta-feira é o segundo dia em importância da onda de frio pelas mínimas que tendem a ser as mais baixas deste evento na esmagadora maioria das localidades. Grande parte das cidades do Sul do Brasil e também do Sudeste terá as suas mínimas do ano. Marcas abaixo de zero ou perto de 0ºC serão generalizadas no Sul do Brasil e a tendência é de marcas negativas também em pontos do Sudeste.

A sexta de sol e com o amanhecer mais frio do ano terá geada generalizada no Sul do país, forte a severa em muitos locais. Pode fazer entre -7ºC a -9ºC no Rio Grande do Sul e em alguns pontos do Planalto Sul Catarinense -8ºC a -10ºC com marcas até mais frias isoladamente no Planalto Sul. Em Porto Alegre, mínima de 1ºC a 2ºC e na Grande Porto Alegre pontos com -1ºC a 0ºC.

A cidade de São Paulo pode ter entre 3ºC e 4ºC, mas com marcas negativas no Sul da capital paulista. As nuvens aumentam no fim do dia e até a possibilidade de precipitação não é afastada. Marcas negativas devem ocorrer no interior de São Paulo com geada em diferentes cidades, mais do Centro-Sul.

A cidade do Rio de Janeiro terá o seu amanhecer mais frio também com marcas em alguns pontos de 7ºC a 8ºC e mesmo isoladamente inferiores, mas a nebulosidade aumenta e não se descarta instabilidade. A massa de ar polar começa a perder força e as máximas já iniciam uma trajetória de elevação, apesar de seguirem abaixo da média desta época do ano.

SÁBADO (31/7)

O último dia do mês terá o predomínio do sol no Sul do Brasil, no Centro-Oeste e na maior parte do Sudeste, mas algumas áreas próximas da costa na região Sudeste podem ter tempo instável. O centro de alta pressão segue sobre o Sul do país garantindo tempo firme e com sol.

Para Santiago, conforme a MetSul, a semana deve ter as seguintes condições climáticas:

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias