Crueldade: Idoso cortou patas de cadela em cidade do interior do RS Postado sexta-feira, 1 de agosto de 2025 ás 02:01
Um caso de crueldade contra animais chocou Caseiros, município de 3 mil habitantes no norte do Rio Grande do Sul. Um homem mutilou uma cadela que estava amarrada nos fundos de uma residência.
A denúncia chegou inicialmente a protetores de animais da cidade no último sábado (19). Eles acionaram a Brigada Militar, que encontrou a cachorra caída no pátio da casa.
De acordo com os policiais, ela estava gemendo de dor e sem as duas patas dianteiras. Além disso, apresentava ferimentos graves em uma das patas traseiras e no rabo.
A cadela foi resgatada e encaminhada a uma clínica veterinária no município vizinho de Ibiraiaras, onde recebeu o nome de "Anja".
O momento dos maus-tratos foi gravado em vídeo por protetores de animais. As imagens mostram o tutor da cadela, um homem de 63 anos, ferindo o animal na própria casa.
Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lagoa Vermelha. O homem está detido no Presídio Estadual de Lagoa Vermelha, aguardando o andamento da investigação e demais processos legais.
Ministério Público denunciou agressor por maus-tratos e extrema crueldade
Nesta quarta-feira, 30, o Ministério Público denunciou o idoso por maus-tratos e extrema crueldade.
Na denúncia, a promotora de Justiça em Lagoa Vermelha, Nathália Frare Barbosa, afirma que o homem utilizou uma faca para mutilar as duas patas dianteiras e ferir gravemente o membro posterior direito da cadela. Além disto, o animal foi mantido preso por uma corda curta, em condições de desnutrição, inclusive durante e após os cortes nas patas, em "sofrimento desnecessário".
— A crueldade praticada contra o animal choca, viola a expectativa social mínima de civilidade e exige reprimenda especial. O Ministério Público está comprometido em garantir que crimes como esse não fiquem impunes e que os direitos dos animais sejam respeitados — enfatiza a promotora.
O homem segue preso preventivamente em Lagoa Vermelha. A pena por maus-tratos, quando se trata de cães e gatos, foi aumentada de dois para cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda do animal.
Recuperação
Anja passou por duas cirurgias, uma de reconstrução das patas dianteiras e outra de amputação da pata traseira, que teve a musculatura, tendões e ligamentos cortados. Ela segue internada para tratamento e talvez seja necessário uso de próteses.
Nas redes sociais já surgiram pessoas interessas em adotá-la, porém o assunto será tratado no futuro. Veja vídeo:
Com informações de GZH e União Protetora Caseiros. Com fotos de Luiz Calderon, da Agência RBS, e reprodução da RBS. Vídeo do Instagram da União Protetora Caseiros.
Postar um comentário