Rio Grande do Sul tem risco de temporais na reta final da Semana Farroupilha Postado sexta-feira, 19 de setembro de 2025 ás 13:16
Sexta (19/09): Risco de pancadas de chuvas irregulares e temporais em pontos localizados do Rio Grande do Sul. Chance maior nas regiões Oeste, Central, Campanha e Sul. Demais regiões risco baixo a muito baixo. Tarde abafada sobretudo nas missões e Vales.
Sábado (20/09): Risco de temporais e/ou chuva forte desde o início da madrugada a começar pelo Oeste gaúcho. Rapidamente a instabilidade avança para as demais regiões. Provável formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala. A probabilidade para tempo severo é pequena na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Vales, Serra e Litoral Norte entre o fim da tarde e a noite, mas alertamos que caso as células de instabilidade consigam se desenvolver (somente com monitoramento em tempo real), podem gerar cumulunimbus capazes de produzir chuva forte com raios e trovoadas.
Os desfiles de 20 de setembro entre o centro, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Vales, noroeste e metade norte tendem a serem sem chuva. Já entre o Sul, Oeste e Campanha a instabilidade tende a ocorrer já logo cedo no sábado.
Domingo (21/09): Será o dia mais crítico. Uma frente fria avança, e reforça muito a instabilidade sobre o Rio Grande do Sul. O alerta já inicia no início da madrugada (de sábado para domingo) a começar pela Campanha, Oeste e Sul do Estado. A chuva avança rapidamente e alguns modelos sugerem a formação de uma linha de instabilidade, o que caso venha a se confirmar, acentua muito o risco de vendavais (além de chuva forte com raios e trovoadas). O período de maior risco, para todo o Estado, será durante a chegada da frente entre a madrugada e a manhã (a depender da região do RS). A chuva tende a ultrapassar os 100 milímetros em grande parte do Rio Grande do Sul. Sobretudo na faixa central.
As informações são da Baroclima Meteorologia.
Postar um comentário