ALERTA KISS: Lançamento de canal de denúncias sobre segurança em casas noturnas! Postado sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 ás 13:49
Treze anos após o incêndio da Boate Kiss, que vitimou 242 pessoas em Santa Maria (RS), o Alerta Kiss é um projeto pioneiro em âmbito nacional, permanente, de prevenção, memória e proteção à vida, criada pelo Coletivo Kiss: que não se repita, entidade agora reconhecida juridicamente, formada por amigos de vítimas e sobreviventes do incêndio. A iniciativa tem como objetivo transformar a memória em ação concreta de prevenção.
O projeto será lançado no dia 27 de janeiro de 2026, data simbólica em que o incêndio completa 13 anos, juntamente com o site oficial do Coletivo Kiss: que não se repita. O principal eixo da campanha é a criação de um canal de denúncias voltado à segurança em casas noturnas, shows e eventos.
Por meio do site, qualquer usuário poderá acessar um formulário de denúncia, de forma anônima, para relatar irregularidades relacionadas a superlotação, saídas de emergência, alvarás, materiais inflamáveis, extintores, sinalização e outras falhas de segurança. Cada denúncia gerará um número de protocolo, permitindo que o denunciante acompanhe o andamento do encaminhamento.
As denúncias recebidas serão tratadas, analisadas e filtradas pela equipe do Coletivo, antes de serem encaminhadas aos órgãos competentes. Para isso, está em andamento uma parceria institucional com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, atualmente em fase de tratativas.
Nesta primeira etapa, o Alerta Kiss receberá denúncias em âmbito estadual (Rio Grande do Sul), em um período de teste de 60 dias, com o objetivo de compreender o volume e o fluxo da demanda. Após essa fase, será avaliada a possibilidade de ampliação do projeto para nível nacional.
O site também contará com uma página de transparência, onde serão disponibilizados dados consolidados sobre o número de denúncias recebidas, reforçando o compromisso com a informação pública, a prevenção e a proteção da vida.
Com informações do Coletivo: Kiss que não se repita!

Postar um comentário