PM de férias impede assalto com reféns, reage a tiros e salva família em Esteio Postado terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 ás 03:17
Ação resultou na libertação das vítimas, apreensão de armas de uso restrito e neutralização de criminosos
A atuação rápida, técnica e corajosa de um policial militar de férias foi decisiva para o desfecho de um assalto com reféns no final da manhã de sexta-feira (06/02), em Esteio, na Região Metropolitana. Mesmo fora de serviço, o soldado Nicolas Alex Nunes, de 32 anos, reagiu à ação criminosa, entrou em confronto armado com dois assaltantes e garantiu a libertação de uma família mantida sob ameaça dentro de uma agropecuária no Centro da cidade.
“Acredito que Deus me protegeu naquele momento. Desejo tudo de bom à família envolvida. Fisicamente consegui evitar que algo pior acontecesse”, afirmou o policial.
O crime ocorreu por volta das 11h15, em uma agropecuária localizada na Avenida Padre Claret. Dois criminosos armados invadiram o estabelecimento, renderam três pessoas, proprietários do local, e passaram a exigir dinheiro sob grave ameaça. Durante a ação, os assaltantes acionaram um bloqueador de sinal, impedindo qualquer contato com o telefone de emergência 190.
Na foto: PM Nicolas contou a ocorrência ao Comandante Feoli (centro) bem como aos demais coronéis que prestigiaram a visita.
Mãos amarradas
O soldado Nicolas limpava um terreno de familiares em Esteio. Ele realizava a atividade no pátio em frente ao local do roubo. Decidiu entrar na agropecuária para buscar um compressor de ar. Sem perceber inicialmente o assalto em andamento, acabou sendo rendido por um dos criminosos.
Desarmado naquele momento, o policial teve as mãos amarradas com fita, foi agredido e mantido sob intensa pressão psicológica. “Em todo momento ele dizia que eu era policial e ameaçava me matar. A família estava ali, amarrada, na minha frente. Eu só pensava no meu filho de 11 meses”, relatou.
Em um momento de distração dos assaltantes, o policial conseguiu fugir do interior do estabelecimento, mesmo com as mãos presas, correndo o risco de ser atingido pelas costas. Do outro lado da rua, rompeu a amarração, pegou a arma no carro e retornou apenas quando os criminosos deixavam o local, evitando expor as vítimas a um risco maior.
Troca de tiros
No confronto que se seguiu, houve intensa troca de tiros. Um dos assaltantes foi atingido e morreu no local. O outro foi baleado na perna, socorrido e permanece hospitalizado sob custódia policial. O soldado Nicolas não sofreu ferimentos.
Durante a ocorrência, foram apreendidas duas pistolas calibre 9mm, ambas com carregadores estendidos, uma Glock com seletor de rajada e uma G2C, além do bloqueador de sinal. Somadas, as armas tinham cerca de 110 munições.
A rápida comunicação feita por comerciantes próximos permitiu que viaturas da Brigada Militar chegassem ao local em poucos minutos, garantindo a segurança da área e o atendimento da ocorrência.
Salvar pessoas
Na foto: Soldado PM Nicolas, ao centro, foi recebido pelos coronéis na sede do Comando-Geral da Brigada Militar
Com quase oito anos de serviço na Brigada Militar, integrante da turma de 2018/2019, o soldado Nicolas destacou o compromisso da Instituição com a sociedade.
“À comunidade do Rio Grande do Sul, quero dizer que podem contar com a Brigada Militar. É uma Instituição grande. Eventualmente alguém pode errar, mas tenho convicção de que a imensa maioria dos colegas teria feito o mesmo que eu fiz. Teriam colocado suas vidas em risco para cumprir o juramento e salvar as pessoas que estavam ali.”
A Brigada Militar ressalta que a ação do policial reflete coragem, preparo técnico e elevado senso de dever, demonstrando que o compromisso com a proteção da vida e da comunidade ultrapassa o horário de serviço.
Texto: jornalista Marcelo Miranda, SC PM5. Com fotos da Sd PM Brenda PM5.



Postar um comentário