Nota de Falecimento Postado domingo, 21 de junho de 2026 ás 22:53
O jovem Eduardo Callai, de 20 anos, faleceu neste domingo, 21, em decorrência de acidente de trânsito na BR 287, em São Pedro do Sul. A partida precoce de Callai, que era militar do Exército, em Santa Maria, causou comoção em São Pedro do Sul.
Compartihe:
Por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, a Administração Municipal de Santiago lançou o Chamamento Público 08/2026 de premiação para pontos de cultura, por meio da Política Nacional de Cultura Viva. O edital prevê um investimento total de R$ 90.585,00, viabilizado por meio da PNAB 2026, do Ministério da Cultura.
Conforme o secretário municipal Márcio Brasil, essa iniciativa busca valorizar o cenário cultural local, sendo oferecidas 5 vagas de premiação. "Cada projeto selecionado receberá o valor de R$ 18.117,00. O prêmio funciona como uma doação direta, o que dispensa os contemplados de contrapartidas ou prestação de contas futuras", explica.
Podem participar entidades com CNPJ e coletivos informais sem CNPJ, cadastrados ou não como Pontos de Cultura, desde que comprovem pelo menos dois anos de atividades culturais na comunidade de Santiago.
Aqueles que ainda não possuem a certificação oficial como Pontos de Cultura junto ao Ministério da Cultura serão validados por meio deste processo.
As inscrições são totalmente gratuitas e seguem abertas até as 17h do dia 25 de junho de 2026. Para participar, os interessados devem enviar a documentação exigida e materiais de comprovação para o e-mail leialdirblancsantiago@gmail.com.
Para acessar o Edital completo e anexos, CLIQUE AQUI.
Compartihe:
O Município de Santiago anunciou a abertura de novas vagas para estudantes que desejam atuar no serviço público por meio de processo seletivo de estágio. A iniciativa visa integrar o conhecimento acadêmico à prática administrativa, oferecendo aos estudantes a oportunidade de atuar em diversas Secretarias Municipais. As inscrições estão abertas até 30 de junho, das 8h às 13h.
Os selecionados atuarão em uma jornada de 06 horas diárias (30 horas semanais). Os valores da bolsa-auxílio são divididos por categoria:
- Ensino Superior: R$ 850,00 por mês.
- Ensino Técnico: R$ 650,00 por mês.
As vagas são para os cursos superiores em Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito Diurno, Direito Noturno, Enfermagem, Farmácia, Gestão Pública, Pedagogia e Psicologia. Na área de Ensino Técnico: Administração e Enfermagem.
Aprendiz Ambiental
O município também está com o Processo Seletivo Aprendiz Ambiental aberto, oferecendo uma oportunidade para jovens da rede pública de ensino médio. As inscrições vão até o dia 26 de junho e devem ser realizadas no setor de estágios da Prefeitura.
O programa é voltado para estudantes de 16 a 19 anos e oferece uma experiência valiosa, com qualificação profissional. Os aprendizes atuarão por 4h diárias no turno da manhã, participando de projetos como o Pila Verde e Pila Azul.
A bolsa é de R$ 500,00, mais R$ 50 de auxílio-transporte.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (55) 3249-9923.
Compartihe:
Temperaturas mínimas vão rondar 0ºC ou menos a partir de terça-feira
Frente fria, que avança na dianteira de uma intensa massa de ar frio, traz uma segunda-feira de muitas nuvens e instabilidade no Rio Grande do Sul. Chove em todas as regiões no decorrer do dia. No geral, os volumes devem ser baixos, mas em alguns pontos há chance de chuva moderada a ocasionalmente forte passageira.
O tempo gradualmente começa a melhorar com aberturas de sol em pontos do Oeste para o Centro do estado à tarde, mas no restante do estado a instabilidade ainda predomina. Com chuva, sob ar frio avançando, a temperatura vai se manter baixa o dia todo na maior parte das cidades gaúchas.
No primeiro dia do inverno, neste domingo, o Rio Grande do Sul registrou 4ºC abaixo de zero em Pinheiro Machado. Marcas ainda menores vão ocorrer nesta semana sob a massa de ar frio de origem polar mais forte até agora em 2026.
A semana toda terá temperaturas baixas e em cidades de maior altitude o frio será extremo. A previsão da MetSul indica que centenas de cidades gaúchas, catarinenses e paranaenses terão mínimas ao redor e abaixo de 0ºC entre terça e sábado, com as menores mínimas a partir da quarta.
Em Santiago, as temperaturas ficam entre 6°C e 11°C nesta segunda. Há previsão de céu nublado com possibilidade de chuva de manhã e no começo da tarde. O tempo pode abrir e o sol aparecer após o período de instabilidade.
Com informações do Correio do Povo e MetSul Meteorologia.
Compartihe:
O jovem Eduardo Callai, de 20 anos, é a vítima fatal de acidente de trânsito registrado neste domingo, 21, na BR 287, na localidade de Passo da Cruz, entre São Pedro do Sul e Santa Maria, no começo da tarde.
O Nissan Sentra conduzido pelo jovem, que era militar e servia na Bateria de Artilharia Antiaérea de Santa Maria, saiu da pista no km 275 da rodovia, em São Pedro do Sul, e caiu em um barranco. Com o impacto, ele morreu na hora.
Callai era natural de São Pedro do Sul, onde morava com a família. Ainda não há informações sobre os atos fúnebres.
Vídeo do acidente (Gazeta Hoje):
Compartihe:
O acidente ocorreu no início da noite deste sábado (20) na RSC-377, entre Manoel Viana e Alegrete. Segundo o Comando Rodoviário, um Fiesta e uma Oroch seguiam no mesmo sentido quando um terceiro veículo fez uma ultrapassagem em local proibido, perto de duas pontes. Após, ingressou em uma estrada secundária à direita da rodovia.
Para evitar a colisão, os motoristas do Fiesta e da Oroch frearam bruscamente. Nesse momento ocorreu a batida entre os dois. O Fiesta ficou sobre a pista com danos na parte dianteira, enquanto a Oroch se foi ao mato. Um ocupante do Fiesta sofreu ferimentos.
Fonte: Comando Rodoviário.
Compartihe:
A atleta de futsal Letícia Pereira dos Santos, de 23 anos, não faz contato com a família desde o dia 17 de junho
Familiares e amigos procuram por Letícia Pereira dos Santos, de 23 anos, desaparecida desde o dia 17 de junho. A jovem saiu de Júlio de Castilhos com destino a Santa Catarina e, desde então, não deu mais notícias.
O caso tem mobilizado parentes, amigos e integrantes do esporte local. Letícia atua no futsal feminino e possui vínculo com a equipe Paris FF, que também participa das buscas e da divulgação de informações nas redes sociais.
A família pede que qualquer informação sobre o paradeiro da jovem seja comunicada pelo telefone (55) 99973-5732 ou pelos canais da Brigada Militar e da polícia, pelo número 190. O apelo é para que a comunidade compartilhe a informação e ajude nas buscas.
Fonte: Alcir61.
Compartihe:
Nota de Falecimento Postado ás 14:13
A equipe da Funerária Andres lamenta e se sensibiliza com o falecimento de Ernestina Ramos da Silva, aos 70 anos.
A cerimônia de despedida está acontecendo no Memorial Andres, sala 4. O sepultamento ainda não teve horário definido.
Compartihe:
Na madrugada deste domingo (21/06), a Brigada Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo no bairro Noal, em Santa Maria.
Durante patrulhamento tático, policiais militares ouviram estampidos semelhantes a disparos de arma de fogo e deslocaram-se para averiguação em uma área conhecida por ocorrências relacionadas ao tráfico de entorpecentes. No local, foi realizada a abordagem de um homem de 29 anos.
Durante a revista pessoal, os policiais localizaram um revólver calibre .22 com numeração suprimida, municiado com cartuchos do mesmo calibre. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao suspeito, sendo-lhe informados seus direitos constitucionais.
Foi apreendido um revólver calibre .22 cromado, com numeração suprimida, além de sete munições calibre .22 intactas.
O homem foi encaminhado para exame de lesões e, posteriormente, apresentado na DPPA para o registro da ocorrência e demais providências legais.
Fonte: Comunicação Social do 1º RPMon.
Compartihe:
Na noite deste sábado (20/06), a Brigada Militar (BM) apreendeu objetos de origem não comprovada durante uma ocorrência atendida no bairro Rosário, em Santa Maria.
A guarnição foi despachada via Centro de Operações da Polícia Molitar para averiguar uma denúncia de possível furto nas proximidades do terminal de ônibus da Medianeira. Conforme informação repassada, dois indivíduos estariam desmontando um aparelho de ar-condicionado, possivelmente oriundo de crime.
No local, os policiais abordaram dois homens que estavam na posse de diversas partes de um aparelho de ar-condicionado. Durante a revista, também foram localizados uma faca, um facão, uma chave de fenda e um cadeado. Questionados sobre a procedência dos objetos, os abordados não souberam informar a origem nem comprovar a posse lícita do material.
Diante da situação, os homens, de 43 e 30 anos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), juntamente com os objetos apreendidos, para o registro da ocorrência e demais providências legais.
Material apreendido: 01 motor externo de ar-condicionado;01 facão; 01 faca; 01 chave de fenda e 01 cadeado.
Fonte: Comunicação Social do 1º RPMon.
Compartihe:
A Clínica Life amplia sua excelência em atendimento especializado com a chegada do Dr. Tiago Frohlich, neurologista com formação em instituições de referência nacional.
Dr. Tiago Frohlich (CRM 46275 - RQE 46476) é médico neurologista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), com residência em Neurologia pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Possui formação complementar em Enxaqueca e Cefaleias pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA-RS) e pós-graduação em Neurovascular e AVC.
Atendimento em Santiago dia 11 de Julho.
Atendimento de crianças a partir de 5 anos, adultos e idosos.
A neurologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças que acometem o sistema nervoso, incluindo o cérebro, a medula espinhal, os nervos periféricos e os músculos.
Embora muitas pessoas associem o neurologista apenas a casos de AVC ou epilepsia, essa especialidade abrange uma ampla variedade de condições que podem afetar a memória, os movimentos, a sensibilidade, o sono, a visão, a fala e até mesmo o comportamento.
Com o aumento da expectativa de vida e da incidência de doenças neurológicas, a atenção aos sinais do corpo tornou-se fundamental para garantir diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhor qualidade de vida.
O que faz o neurologista?
O neurologista é o médico especializado em identificar alterações do sistema nervoso por meio da avaliação clínica, exames complementares e acompanhamento contínuo.
Seu papel vai muito além do tratamento de doenças graves. Muitas queixas comuns do dia a dia, como dores de cabeça frequentes, tonturas, esquecimentos, formigamentos e alterações do sono, podem ter origem neurológica e merecem investigação especializada.
Principais doenças tratadas pela neurologia
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Sinais de alerta: fraqueza ou dormência em um lado do corpo, dificuldade para falar ou compreender, desvio da boca, perda súbita da visão, tontura intensa e desequilíbrio.
Enxaqueca e outras dores de cabeça
A enxaqueca pode causar dor pulsátil intensa, sensibilidade à luz e aos sons, náuseas, vômitos e alterações visuais. Quando as crises são frequentes ou incapacitantes, o acompanhamento especializado é essencial para controle adequado.
Epilepsia
Nem toda crise convulsiva significa epilepsia, e nem toda epilepsia se manifesta com convulsões evidentes. Algumas pessoas apresentam apenas episódios breves de desconexão, alterações de consciência ou movimentos involuntários.
Doença de Parkinson
Os sintomas mais comuns incluem tremor em repouso, lentidão para realizar atividades, rigidez muscular, alterações do equilíbrio, mudanças na escrita e redução da expressão facial.
O diagnóstico precoce permite melhor controle dos sintomas e manutenção da autonomia.
Doença de Alzheimer e outras demências
Os sinais iniciais podem incluir esquecimentos frequentes, dificuldade para organizar tarefas, repetição constante de perguntas, confusão em ambientes conhecidos e alterações de comportamento.
Esclerose Múltipla
Entre os principais sintomas estão visão embaçada, formigamentos, fraqueza muscular, alterações do equilíbrio e fadiga intensa.
Neuropatias e dores neuropáticas
Podem causar dormências, formigamentos, sensação de queimação, perda de sensibilidade e dor crônica.
São frequentemente associadas ao diabetes, deficiência de vitaminas, doenças autoimunes e outras condições clínicas.
Distúrbios do sono
O sono desempenha papel fundamental na saúde cerebral. Alterações como insônia, sonolência excessiva, roncos intensos, apneia do sono e movimentos involuntários durante a noite podem impactar diretamente a memória, a concentração, o humor e a saúde cardiovascular.
Quando procurar um neurologista?
Alguns sintomas merecem atenção especial, principalmente quando surgem de forma persistente ou repentina: dor de cabeça intensa ou diferente do habitual, tonturas frequentes, desmaios, tremores, perda de memória progressiva, dormências ou formigamentos persistentes, alterações da fala, fraqueza muscular, convulsões, alterações visuais, dificuldade para caminhar e perda de equilíbrio.
A procura precoce por avaliação médica pode evitar complicações e melhorar significativamente os resultados do tratamento.
A importância do diagnóstico precoce
Muitas doenças neurológicas apresentam evolução silenciosa nos estágios iniciais. Quanto mais cedo ocorre o diagnóstico, maiores são as chances de controlar sintomas, retardar a progressão da doença e preservar a qualidade de vida.
Além disso, os avanços da medicina têm permitido tratamentos cada vez mais eficazes para condições que, há algumas décadas, possuíam opções terapêuticas bastante limitadas.
Novo endereço:
Clínica Life
Rua 7 de Setembro, 584 – entrada pela Rua João Escobar Carpes
Centro Clínico e Oncológico do Grupo Hospitalar Santiago – 2º andar!
Agendamentos na Clínica Life em Santiago pelo WhatsApp (55) 9.9948-0898. Rua 7 de Setembro, 584 – entrada pela Rua João Escobar Carpes, no Centro Clínico e Oncológico do Grupo Hospitalar Santiago – 2º andar. Descontos para Ipê, Fusex, Sindicatos, Cauzzo, Unimed, Pronto Saúde e Secretárias de Saúde.
Acompanhe as nossas redes sociais:
Clínica Life - Clínica médica inscrita no CREMERS sob CRM n°10.186. Direção Técnica: Dr. Leonardo Franco.
Compartihe:
Na noite deste sábado (20/06), a Brigada Militar prendeu uma mulher de 43 anos por tráfico de drogas no bairro Santa Marta, em Santa Maria.
Durante patrulhamento ostensivo, os policiais militares receberam informações sobre a possível comercialização de drogas no local e deslocaram-se para averiguação. Ao perceber a presença da guarnição, a suspeita tentou ingressar rapidamente em uma residência, sendo abordada pelos policiais.
Durante as buscas, foram localizadas 36 pedras de crack, três porções de cocaína, uma porção de maconha, uma balança de precisão e R$ 115,00 em dinheiro. Diante da materialidade encontrada e dos indícios da prática do tráfico de drogas, a mulher recebeu voz de prisão.
A presa foi encaminhada à UPA para exame de lesões e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), juntamente com o material apreendido, para os procedimentos de polícia judiciária.
Fonte: Comunicação Social do 1º RPMon.
Compartihe:
Inverno começa neste domingo com geada e frio intenso no RS Postado sábado, 20 de junho de 2026 ás 23:42
Fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste podem registrar temperaturas negativas no início do dia
Marcando o início do inverno astronômico às 5h25, este domingo, 21, será de sol e nuvens no Rio Grande do Sul, com períodos de maior nebulosidade em diferentes pontos do estado.
O dia começa gelado em todas as regiões. Em setores do Oeste e do Sul, o frio é ainda mais intenso, com chance de geada.
Na fronteira com o Uruguai, na Campanha e na Serra do Sudeste, as temperaturas ficam perto de 0ºC, podendo chegar a marcas negativas.
Com o aumento de nuvens ao longo do dia, a tarde segue fria no Oeste e no Sul. Já na Metade Norte, a temperatura sobe mais, e a tarde fica amena.
Em Santiago, mínima de 5°C e máxima de 15°C em dia de sol com muitas nuvens.
Outras cidades:
*Porto Alegre: 10°C / 17°C
*Bento Gonçalves: 06° / 16°C
*Pelotas: 05°C / 13°C
*Bagé: 03°C / 12°C
*São Gabriel: 05ºC / 13°C.
*São Luiz Gonzaga: 07°C / 16°C.
Com informações do Correio do Povo e MetSul Meteorologia.
Compartihe:
O início da manhã deste sábado (20) foi marcado por um grave acidente de trânsito na ERS-569, em Palmeira das Missões. A ocorrência foi registrada no quilômetro 7 da rodovia e resultou na morte do motorista Eduardo Rodrigues Presotto, de 20 anos, filho da prefeita de Novo Barreiro, Márcia Rodrigues.
Segundo informações apuradas no local, Eduardo conduzia um Polo, de cor preta e placas JAV2E11, quando saiu da pista e colidiu contra árvores às margens da rodovia. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. O rapaz estava sozinho.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Palmeira das Missões, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) atenderam a ocorrência, realizando os procedimentos necessários e o isolamento da área.
As circunstâncias que levaram à saída de pista ainda são desconhecidas. Conforme informações levantadas pelas equipes que atenderam o acidente, não houve testemunhas que pudessem relatar a dinâmica do sinistro, que deverá ser esclarecida por meio de investigação da Polícia Civil.
O veículo sofreu danos de grande monta em razão do impacto contra as árvores.
Nota de Pesar da FAMURS
Informações Observador Regional e FAMURS. Fotos de Redes Sociais.








.jpeg)

.png)
.png)



