A polêmica continua. AZBox e AZ-America estão fora da lei Postado domingo, 22 de novembro de 2009 ás 22:48

Desde 2008, uma peregrinação tem sido feita a cidades como Rivera, no Uruguai, onde são vendidas antenas que pegam canais fechados de TV sem pagar assinatura. Em Santa Maria e região, há centenas desses aparelhos. Apesar de autoridades até da Polícia Federal e do Ministério Público não considerarem o uso dos aparelhos uma ilegalidade, pois não haveria lei que impediria sua venda e uso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) discorda. Para o órgão, equipamentos como esses, que são vendidos com marcas como AZBox e Asamérica, estão fora da lei.

Segundo a agência, esses tipos de equipamentos precisam, obrigatoriamente, ser homologados pela própria Anatel para a venda no Brasil. “Sua utilização é ilegal por duas razões: primeiro pela ausência de homologação da Anatel; segundo, pela maneira fraudulenta como vem sendo usado. Por não ser homologado, sua comercialização é proibida no Brasil, conforme Art 2º do Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações”, informou a Anatel.

O órgão federal diz ainda que, conforme a Resolução 242, usuários de aparelhos não-homologados estão sujeitos a sanções por parte da Anatel, que pode até multar quem estiver usando e apreender o aparelho.

O sinal captado por aparelhos como o AZBox vem do satélite Amazon e está sob responsabilidade da Telefônica. Os usuários de AZBox e aparelhos semelhantes conseguem assistir mais de 300 canais sem pagar mensalidade porque conseguem uma “senha” na Internet, que libera o sinal.

O site Pay-TV (www.paytv.com.br) informou que, para resolver o problema, a Telefônica começou a enviar, em novembro, cartas a seus assinantes informando sobre a troca dos cartões. De acordo com o site, “Na carta, a Telefônica diz que os cartões antigos funcionam até o dia 25 de novembro de 2009”.

Telefônica – Porém, na prática, a troca deve levar “alguns meses”. Em resposta ao Diário, a Telefônica informou que já está trocando os Smartcards, cartões que liberam o acesso aos canais assinados pelo cliente. Segundo a empresa, “a troca está sendo feita de forma gradual. E, em alguns meses, toda a base de clientes da TTD (Telefônica TV Digital) já terá o novo Smartcard”.

Mesmo que a Telefônica faça a troca e corte o sinal de quem tem aparelhos como AZBox, já há gente dizendo que equipamentos mais modernos serão capazes de continuar sintonizando as TVs fechadas sem pagar. Portanto, a polêmica promete seguir por um bom tempo.
Fonte: Diário de Santa Maria.

One Response so far.

  1. a questao de troca de cartões e que vair cair o sinal,é puro boato das operadoras, pois os aparelhos que a telefonica utiliza atualmente, nao tem suporte de criptografia nagra 3, que é de 128bits(DVB3), onde seus aparelhos projetados para nagra 2 so suportam chaves de 32bits(DVB).
    E sinceramente duvido que a telefonica tenha financeiramente formas de abastecer toda sua rede de usuarios com receptores novos, que custam na china em torno de 45 dolares, chegando no brasil a 300reais(devido a impostos de importação)
    azworldforever.blogspot.com

Siga o Blog no Facebook!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias