Santiago adere à Campanha Nacional de Recadastramento de Armas Postado quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 ás 13:33


No período de 14 a 17 de dezembro, a Prefeitura de Santiago juntamente com o Ministério da Justiça-departamento de Polícia Federal de São Borja, estarão realizando a campanha nacional de desarmamento e regularização de arma de fogo.

No dia 14, o atendimento será das 13 às 17 horas; dias 15 e 16 das 09 às 12 e das 13 às 17; dia 17 de dezembro das 09 às 12, junto ao Centro Cultural de Santiago, na Pinheiro Machado 2209. Os proprietários de armas devem possuir a documentação original e cópia autenticada da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado e Certificado de Registro de Arma de Fogo.
O objetivo é facilitar a vida de quem possui uma arma de fogo, evitando que precise se deslocar até o município de São Borja para os procedimentos legais. A campanha foi lançada em julho, conta com a mobilização e adesão da imprensa e demais setores da sociedade para conscientizar as pessoas sobre a importância do recadastramento de armas. Mais de 3 milhões de pessoas já regularizaram suas armas. A meta é fazer com que todos os cidadãos que possuem arma de fogo com ou sem registro garantam o direito de ter arma em casa, pois não recadastrar os coloca na ilegalidade.
Dia 31 de dezembro deste ano é o prazo máximo para fazer o recadastramento e manter-se na legalidade. Este prazo não será prorrogado. A partir do dia 1º de janeiro de 2010, quem não fizer o recadastramento estará incorrendo em crime de posse ilegal de arma, cuja pena é de até três anos e pagamento de multa.
Ter arma em casa é um direito garantido pela lei 10.826 de 2003 e para garantir este direito é necessário regularizá-la.
O Recadastramento Nacional de Armas é obrigatório para as armas com ou sem registro de acordo com as leis 10.826/03, 11.706/08 e 11.9222/09. O cidadão que possuía arma e por algum motivo não quis mais tê-la já devolveu às autoridades. No entanto, quem optou por ter arma em casa precisa recadastrá-la para continuar usufruindo desse direito. Aquela pessoa que possui uma arma sem registro, que tenha sido recebida por herança, doação, de amigo, ou até mesmo adquirida sem registro, tem uma oportunidade única de regularizá-la.
É bom lembrar que Não se deve levar a arma para fazer o recadastramento. Só pode andar armado quem possui o porte de arma. O recadastramento dá direito ao registro da arma. O registro da arma dá direito à posse desta, no endereço informado no recadastramento. O registro não dá direito a transitar com a arma.
Todo cidadão brasileiro ou naturalizado, maior de 25 anos, tem o direito de adquirir até 6 armas de uso permitido, sendo: 2 armas de cano curto, como revólveres e pistolas, 2 armas de cano longo com alma raiada, como por exemplo os rifles calibre .22 e 2 armas de cano longo com alma lisa, aquelas espingardas, cartucheiras, utilizadas para caça de subsistência e para a defesa da família e da propriedade, principalmente em áreas mais distantes dos grandes centros.

Siga o Blog no Facebook!

Já são 16 anos INFORMANDO VOCÊ!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Renegocie suas dívidas com a Prefeitura de Santiago!

Ponto Lanches, do Giovane!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Avalie os motoristas do 287 Driver!

Avalie os motoristas do 287 Driver!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Cascão Gelateria e Cafeteria!

Lavô Santiago Centro

Florybal Santiago

Florybal Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Dr. Benoní Rodrigues - Médico Cirurgião!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

Dr. Ribeiro Filho - Advogado!

Especialista em Direito de Família!

Damian Center Lar

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Damian Casa e Construção!

Damian Casa e Construção!

Cezimbra Imóveis

Cezimbra Imóveis
RUA VENÂNCIO AIRES 1299 / Fone: (55) 9.9963-2822

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias