O outono de 2010, que começou às 14h32min deste sábado, tem tudo para ser uma estação típica já que o El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico) está perdendo intensidade. O fenômeno climático muito pouco influenciará na estação, que deve ser marcada pela transição muito mais acentuada nas temperaturas, conforme a Central de Meteorologia da RBS.

Nas primeiras semanas da estação, ainda haverá grande mudança nos termômetros, com dias podendo amanhecer com temperaturas na faixa dos 10°C e chegar a 30°C à tarde. A quantidade de chuva também deve ficar na média, em abril, com cerca de 100 mm no Leste e 80 mm no Oeste, por exemplo.

A meteorologista da RBS, Estael Sias, explica o que esperar do outono:

Temperaturas

"O Rio Grande do Sul está numa latitude de transição climática, ou seja, somos influenciados por massas de ar quente e massas de ar frio durante o ano inteiro. E neste período de transição a disputa é acirrada! Em alguns períodos podemos ter veranicos, mas depois o avanço de uma massa de ar polar muda o padrão das temperaturas e traz frio, sobretudo, entre os períodos da madrugada e do amanhecer. O frio rigoroso e que se prolonga ao período da tarde está previsto para ocorrer no período típico, ou seja, nos meses de inverno. A partir do mês de junho as massas de ar polar tendem a permanecer por mais tempo em território gaúcho. No ano passado tivemos frio antecipado e geadas amplas já no mês de abril devido a influência do fenômeno climático La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico e deixa o clima mais frio no RS."

Chuva

"Neste período de transição o que define a qualidade da estação em relação às chuvas é a atuação de fenômenos climáticos como o El Niño e o La Niña. Como o El Niño está em fase de dissipação sua influência não será significativa nos próximos meses e as chuvas tendem a ser dentro da média climatológica. Por outro lado, é preciso lembrar que o contraste de temperatura comum nesta época favorece a formação de frentes frias associadas a ciclones extratropicais e, com isso, apesar de boa parte dos dias serem de sol, quando a chuva ocorrer poderá ser de forte intensidade e assim com grandes volumes em poucos dias."

Nevoeiros

"A queda mais acentuada das temperaturas durante as madrugadas, comum nesta época do ano, favorece a formação de nevoeiros que também são típicos do outono. A visibilidade pode ficar reduzida com mais frequência nos próximos meses."

Ciclone extratropical

"Os sistemas de baixa pressão atmosférica são gerados pelo contraste de temperatura entre as massas de ar quente e ar frio e quando atingem certa intensidade passam a ser chamados de ciclones extratropicais. Tendo em vista que esse contraste daqui em diante se tornará mais comum a formação de ciclone associados as frentes frias também será mais frequente. A consequência disso será episódios de chuva forte e vento em alguns períodos."

Geada

"A geada é um fenômeno típico de inverno que está associado a temperatura abaixo de 4°C, céu limpo e pouco vento. Eventualmente alguma onda de frio mais intensa poderá criar essas condições ideais de formação do fenômeno nos meses de outono. Em princípio, os prognósticos climáticos indicam que o risco de geadas amplas, aquelas que levam risco às lavouras, tendem a ocorrer mais próximo do inverno durante o mês de junho."

Fonte: Central RBS de Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias