Segundo o Ministério Público, antes de aplicar sanções a seus alunos, a Uniban deveria permitir a ampla defesa desses estudantes

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo moveu uma ação civil pública contra a Universidade Bandeirantes de São Paulo (Uniban) como consequência do episódio que envolveu a estudante Geisy Arruda, expulsa da universidade após ter usado um vestido curto.

A ação civil pública, de autoria do procurador Jefferson Aparecido Dias, quer que a Uniban respeite o processo legal nos casos em que entender ser necessária a aplicação de sanções disciplinares a alunos. Segundo o Ministério Público, antes de aplicar sanções a seus alunos, a Uniban deveria permitir a ampla defesa desses estudantes.

O procurador pede ainda que o Ministério da Educação (MEC) fiscalize e puna a Uniban nos casos em que a universidade não cumprir os preceitos constitucionais e legais nos seus processos disciplinares. Segundo o procurador, o MEC falhou ao ter arquivado o procedimento administrativo que foi instaurado para apurar o caso, omitindo-se no seu dever de dar segurança jurídica aos estudantes do ensino superior.

— Não são só os direitos de um aluno que estão em xeque, mas de toda a comunidade acadêmica que se vê prejudicada ante o cerceamento de defesa e falta de contraditório e ampla defesa — afirmou o procurador.

Em novembro do ano passado, o MPF instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias da sindicância que resultou na expulsão da estudante Geisy Arruda e em punições disciplinares aos alunos acusados de a terem ofendido e hostilizado.

Tanto a expulsão quanto as sanções foram revogadas logo em seguida pelo reitor da Uniban. O Ministério Público solicitou que a Uniban prestasse informações sobre o episódio, mas a universidade não respondeu ao pedido.

Por causa dessa falta de respostas, o procurador determinou que fosse realizada uma diligência na universidade para obter informações sobre a sindicância que resultou na expulsão de Geisy Arruda. Também foi solicitada a abertura de investigação para apurar o crime de desobediência.

Fonte: Agência Brasil.

Foto: Paulo Liebetrt/Agência Estado/AE.

Siga o Blog no Facebook!

Já são 16 anos INFORMANDO VOCÊ!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Faça suas compras com ajuda do 287 Driver!

Auto Car Retifica!

Curso de Cuidador em Santiago!

Curso de Cuidador em Santiago!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Cascão Gelateria e Cafeteria!

Lavô Santiago Centro

Florybal Santiago

Florybal Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

Dr. Ribeiro Filho - Advogado!

Especialista em Direito de Família!

Damian Center Lar

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Damian Casa e Construção!

Damian Casa e Construção!

Cezimbra Imóveis

Cezimbra Imóveis
RUA VENÂNCIO AIRES 1299 / Fone: (55) 9.9963-2822

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias