Saúde: Sibutramina só com receita especial Postado quinta-feira, 4 de novembro de 2010 ás 03:23
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringiu a venda de drogas para emagrecer que contêm sibutramina. A compra da substância em farmácias só poderá ser feita com receita azul (de controle especial). A sibutramina é uma das drogas para emagrecer mais vendidas do país.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União, foi tomada pouco mais de dois meses depois de a Europa suspender a venda da substância, com base em um estudo que ligou o remédio ao maior risco cardíaco em pessoas propensas.
Receita Azul
Com a nova norma, os medicamentos com sibutramina não poderão mais ser vendidos com receita branca, que era impressa pelo médico na gráfica em duas vias, sendo que uma delas era retida na farmácia. Agora os médicos deverão usar a receita azul, que é entregue pela Vigilância Sanitária e tem numeração controlada.
“Para ter direito ao talonário azul, o médico assina um termo de responsabilidade, o que evita a venda abusiva”, diz Elmo Santana, coordenador de produtos controlados da Anvisa.
Para Márcio Mancini, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Síndrome Metabólica, a decisão foi acertada. “Não havia motivos para proibir o uso da sibutramina, pois ela é uma droga bem tolerada. Agora, com a restrição, talvez ela passe a ser indicada apenas por especialistas.”
Fonte: Anvisa e Folha de São Paulo.
Postar um comentário