Chicão quer aprofundar o debate sobre alternativas para diversificar a agricultura familiar Postado quarta-feira, 2 de março de 2011 ás 12:39
Presidente da Comissão de Agricultura participou nesta terça-feira da 11ª Expoagro Afubra
Alternativas para diversificar, qualificar e agregar valor e renda à agricultura familiar será um dos temas debatidos pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. O presidente do órgão técnico, Chicão Gorski (PP), vai sugerir a realização de audiência pública para discutir o assunto com a participação de pesquisadores ligados à entidades do setor primário e de instituições de ensino, pesquisa e extensão.
Chicão Gorski esteve nesta terça-feira (1º) na 11ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, participando do 3º Fórum de Diversificação e Atividades Rurais em que foram apresentados projetos de diversificação com produtores de tabaco desenvolvidos pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Emater-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).
“Os trabalhos de pesquisas voltados à diversificação produtiva tem o objetivo de mostrar ao pequeno agricultor que é possível reduzir a dependência de uma cultura por meio de outra complementar, dando fortalecimento e sustentabilidade à agricultura familiar”, opinou o parlamentar progressista. Chicão afirmou que a Comissão de Agricultura será parceira das entidades do setor primário e das instituições de ensino e pesquisa para desenvolver atividades integradas de divulgação e incentivo à diversificação agrícola na propriedade familiar.
Fumo e Código Florestal
Na oportunidade, o parlamentar também manifestou contrariedade às restrições que estão sendo impostas à produção fumageira e que afetarão a cadeia produtiva. A Anvisa publicou, em 2010, a Consulta Pública nº 112 , com prazo até final de março, para críticas e sugestões relativas à proposta de revisão da RDC 46/2001, que trata sobre a proibição de aditivos nos produtos derivados do tabaco e outras normatizações. Também a Consulta nº 117, sobre a RDC 335/2003, que propõe novas regras para as embalagens e materiais de propaganda dos produtos derivados do tabaco restritos ao ponto de venda.
O deputado ainda defendeu a urgência na votação do substitutivo do deputado federal, Aldo Rebelo (PCdoB), ao Projeto de Lei nº 1.876/99, que institui o novo Código Florestal Brasileiro. “A Comissão fará vigília com relação a esse assunto. Agora é o momento da mobilização”, frisou o presidente do órgão técnico.
Daniela Bordinhão - MTB 8245.
Foto - Marcos Eifler/Ag. AL.
Postar um comentário