Corsan em busca de melhorias para salvar a barragem de Santiago Postado segunda-feira, 30 de julho de 2012 ás 19:26
Reportagem do blog esteve, na tarde desta segunda-feira, 30, na Barragem de Santiago e também na Corsan, conversando com Rubem Lima, gerente local da companhia. Segundo ele, a direção da Corsan se comprometeu em não deixar a cidade sem abastecimento de água, devido a delicada situação da barragem, afetada diretamente pela estiagem que assolou o Rio Grande do Sul. Serão abertos, a partir desta semana, 3 poços artesianos: dois na barragem e um terceiro próximo a Rua Hipólito Garcia, aos fundos da URI Santiago. A medida visa aumentar o nível de água, que está mais de 7 metros abaixo do nível normal. Recentemente, uma nova bomba foi colocada em ponto estratégico para auxiliar na captação de água.
| Este ângulo é um dos mais assustadores. Onde antes havia água de sobra, hoje é terra, pedras e peixes mortos. | 
A preocupação de Rubem Lima é quanto ao verão. Ele alega que a situação da barragem deve ser contornada até meados de setembro, caso contrário a situação ficará realmente crítica. Atualmente, apesar da barragem parecer seca, existe um volume considerável bom de água.
| Por este ângulo, é possível ter esperanças quanto ao futuro da água em Santiago. Mesmo assim, a situação é delicada. | 
Sobre a possibilidade de racionamento, o gerente da Corsan destacou que a situação da barragem ainda não é crítica e que devido a geografia da cidade de Santiago seria impossível realizar racionamento.
| A barragem de Santiago, transbordando de água, no ano de 2003. Foto: Arquivo da Corsan. | 
Rubem destacou ainda que não há motivo para pânico, enfatizando que a Corsan fará de tudo para que os cerca de 19 mil clientes da companhia continuem recebendo água em seus endereços.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
%2016.44.00_6f48a79b.jpg) 
%2018.42.41_bc0a6b59.jpg) 
 
 
 
 
 
%2014.49.56_f459c753.jpg) 
%2018.00.26_287ce911.jpg) 
 
 
 
Postar um comentário