Nota Técnica sobre Mormo no RS: Doze animais são diagnosticados com a doença no Estado Postado segunda-feira, 28 de setembro de 2015 ás 21:39
Nota Técnica 04/2015 – 28/09/2015
Defesa Sanitária Animal/DDA/SEAPI
Assunto: Ocorrência de Mormo no Estado do Rio Grande do Sul
Além do foco inicial de Rolante (com 01 equino positivo) e dos 04 focos já confirmados, foram identificados, recentemente, mais 04 focos de mormo no Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo 12 equinos com diagnóstico positivo no teste de maleína, reconhecido como diagnóstico conclusivo e definitivo para esta enfermidade pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) e na IN 24/2004 que aprova as normas para controle e erradicação do mormo, conforme relação abaixo:
- Uruguaiana: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.
- Alegrete: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.
- Santo Antônio das Missões: 01 foco com 05 equinos positivos. Todos foram sacrificados no dia 24/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
- São Jorge: 01 foco com 01 equino positivo. Animal positivo foi sacrificado em 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
- Cruz Alta: 01 foco com 01 equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
- Boa Vista do Cadeado: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e sacrifício agendado para 28/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
- Rolante: 01 foco com 01 equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
- Nova Ramada: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e sacrifício será realizado no dia 29/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
Outras 03 propriedades interditadas em função das suspeitas tiveram equinos testados através do teste de maleína que resultou negativo e, serão desinterditadas somando-se a outras 07 suspeitas anteriormente descartadas em função de resultados negativos. Desde a primeira ocorrência no mês de junho do corrente ano, 10 suspeitas já foram descartadas.
Justiça evita sacrifício de égua com suspeita de mormo, no Norte gaúcho
A Juíza Greice Prataviera Grazziotin concedeu liminar impedindo o sacrifício de um cavalo com suspeita de Mormo, em Lagoa Vermelha, no Norte gaúcho. A magistrada proibiu que a égua da raça Crioula seja abatida até que se obtenha resultado de exame de sangue requisitado ao Laboratório Lanagro, em Recife (PE). Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 5 mil.
Edelmir Rodrigo Bueno, proprietário da égua transportou o animal para o município de São Jorge. No local foi realizado exame preliminar por agentes da Inspetoria Veterinária do Estado. A análise apontou suspeita da doença.
A magistrada considerou que não há certeza acerca da infecção do animal sem o exame de sangue. O valor do animal não foi divulgado, mas na decisão a juíza salienta “alto valor” de comercialização.
Com informações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado e do Jornal Correio do Povo.
Postar um comentário