Alerta: Santiago e outros municípios da região estão infestados pelo mosquito Aedes Aegypti Postado domingo, 20 de dezembro de 2015 ás 22:46
Relatório divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde há poucos dias, aponta que os municípios de Capão do Cipó, Itacurubi, Jaguari, Júlio de Castilhos, Nova Esperança do Sul, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São Sepé e Unistalda, todos na região Central do Estado, estão infestados pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do Zica Vírus e da Febre Chikungunya.
Em Santiago, a Prefeitura conta com apenas cinco agentes de Saúde para visitar todos os bairros, casa por casa, a fim de evitar focos do mosquito. O número é insuficiente para o tamanho da cidade, situação que colabora para a infestação. Não bastasse essa situação crítica, o Aedes Aegypti costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada.
Já que a Prefeitura não tem condições de conter a proliferação do mosquito devido ao pequeno número de profissionais no setor de prevenção, cabe a população evitar pontos com água parada nos pátios de suas casas e empresas. Abaixo, dicas da Secretaria Estadual da Saúde para evitar focos do mosquito:
Uma boa opção seria colocar o exército para ajudar a vistoriar as residencias!!!
Eu concordo com o Hamilton, eles têm um contingente significativo de jovens que podem ser treinados; ademais, pelo amor de Deus cara, esse pessoal que entulha lixo, sacolinha de plástico, e quinquilharias dentro e fora de casa poderia TER CONSCIÊNCIA, pois são vocês os maiores culpados da infestação, pela preguiça e capricho de manterem suas residências livres de tralhas e de água parada! Se rolar multa + $$$ vai que o pessoal aprende!!!
Maior culpado ea prefeitura que deixou chegar a esse ponto aqui perto da minha casa faz 2 ano que ta infestado pedimos pra virem olhar nao vieran levamos mosquitos vivos e mortos pra verem mesmo assim nao vieram ver levei na radio santiago por duas vezes falaram ao vivo levei mosquito no escritorioou sede do expresso eles colocaram no blog nova pauta ea prefeitura nao deu a minimaminha mulher e eu tentamos alerta o pessoal mas uns entendem outros nao eo mosquito continua aqui vou ver se falo com o doutor disconsi que vi ele fazendo um belo trabalho contra o mosquito ano passado ate na camara de veredores o gavioli pediu e nada so queria saber o que e nessecario pra prefeitura fiscaliza todas as casas da quadra ou e nesecario morrer alquem
Outro alerta: É SÓ A PREFEITURA A CULPADA PELA INFESTAÇÃO??? Por favor, tanto marmanjo desocupado, que PODERIAM ZELAR PELO PRÓPRIO BAIRRO não é? Porque não fazem alguma coisa, tipo MUTIRÃO LOCAL, vão ficar reclamando????? Juntem, rastelem, queimem, TRABALHEM SOLIDARIAMENTE COM A PREFEITURA, negociem: peçam transporte para os entulhos, mão de obra, colaborem e façam uma força conjunta! NÃO FIQUEM ESPERANDO PELA PREFEITURA PARA RECLAMAREM DEPOIS DE ALGUMA COISA QUE PODERIAM FAZER JUNTOS... ou a preguiça, acomodação e mania de reclamar é mais fácil? Depois de reclamarem ficam enchendo os postos de saúde e a paciência dos outros.