Fotos e vídeo: Alemão que viaja o mundo de bicicleta chegou em Santiago neste sábado Postado domingo, 3 de janeiro de 2016 ás 00:48
O engenheiro eletrônico Daniel Weber, de 33 anos, chegou à Santiago no final da tarde deste sábado, 02. O que tem isso de diferente? É um homem de bicicleta. Sim, mas que saiu da Alemanha, do outro lado do mundo, para conhecer outras culturas.
Há dois anos e meio, Daniel deixou a cidade de Wangen Allgäu, onde mora e trabalha, para viajar o mundo. Inicialmente, seria uma viagem por poucos países mas a paixão pela natureza e pelo desconhecido o fez percorrer outros lugares. Ao chegar na costa do Oceano Atlântico, em Marrocos, não pensou duas vezes e embarcou, de carona, para a América Latina. De barco, seguiu viagem para cá e em terra firme continuou com sua companheira fiel, a bicicleta.
Por quê uma bicicleta? Perguntei. A resposta veio de forma rápida e emocionante: "Viajo de bicicleta porque é um transporte lento, posso parar e conversar com as pessoas, dar Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite para quem passa ao meu lado, ouvir e sentir a natureza.".
Daniel contou à reportagem do Blog que escolheu viajar pelo interior, para ter contato com a natureza. Para ele, as grandes cidades são iguais, mas há no interior muita beleza que, de bicicleta, ela consegue sentir. Toda a viagem é registrada em imagens, que ficarão guardadas no acervo desse viajante solitário que sorri e conversa com muita facilidade e busca, acima de tudo, contato com pessoas e belezas naturais. A viagem, conta ele, é a realização de um sonho pessoal.
O alemão carrega na bicicleta uma barraca, itens de higiene pessoal e alimentos, mas na maioria das cidades onde passa consegue pernoitar em órgãos de segurança ou albergues e recebe alimentação. Em muitos lugares por onde passa, o engenheiro eletrônico consegue trabalhos rápidos, garantindo recursos financeiros para seguir viagem. Para se manter, o ciclista alemão disse gastar pouco mais de 6 dólares por dia, algo em torno de R$ 24,00 no Brasil.
Em vídeo, alguns momentos de nossa conversa. Daniel fala em espanhol, mas é possível entendê-lo. No final da entrevista, perguntei sobre o Brasil. Ele sorriu e disse que até foi convidado pra passar a ceia de Natal na casa de uma família desconhecida, como se fosse integrante daquela família, mostrando-se feliz e surpreso ao mesmo tempo. Assista:
Daniel passa a noite no Quartel do Corpo de Bombeiros e segue viagem neste domingo, rumo ao Uruguai, para chegar em uma cidade onde há veleiros e de onde poderá ingressar novamente no mar rumo a outros cantos do mundo. Antes de deixar Santiago, porém, não poderia faltar um de nossos costumes - o chimarrão, servido pelos Bombeiros em uma roda de prosa com a hospitalidade que o povo de Santiago costuma ter com quem vem de outras querências.
Postar um comentário