Em textos publicados no Facebook, os professores Diego Fiorenza Nunes e Getúlio Nascimento, da Escola Estadual Apolinário Porto Alegre, criticam a postura da direção da instituição que não permitiu que os estudantes, democraticamente, utilizassem a estrutura da Escola em ato de apoio aos professores que estão em greve e a crise na educação. Ontem, os alunos haviam programado algumas ações, divulgadas também no Facebook, as quais foram suspensas hoje pela direção que, alega, não ter sido procurada pelos professores que apoiam a ação dos alunos. Veja:


Diante dos acontecimentos recentes, os professores Diego e Getúlio escreveram:

Texto publicado pelo professor Diego Fiorenza Nunes:


 - "Em ato abominável nessa manhã, a direção da Escola Apolinário Porto Alegre, de Santiago, fechou os portões à comunidade escolar, que estava lá presente para participar de manifestação organizada pelos alunos em favor da educação e dos professores. Professores e alunos da escola e de outros colégios, além de membros do CPERS ficaram na chuva e não puderam acessar o pátio da escola. Contatada via telefone, a diretora da escola afirmou que não poderiam protestar lá, pois não estavam em horário de aula. Ressalvo que a ligação foi efetuada por mim às 10h29min. Os alunos dispersaram depois de um tempo, mas pretendem continuar mobilizados. Cabe lembrar que a escola, por obrigação, deve permanecer aberta em período de greve. Mas o que mais chamou a atenção na atitude da escola, foi que, previamente, os alunos solicitaram apoio e informaram a direção, que combinou que iria receber os alunos, inclusive com almoço, e na hora combinada informou que haviam mudado de ideia e trancaram os portões. O que se está ensinando para os alunos? Quem a diretoria eleita está representando? Os alunos que organizaram o ato afirmam que, com o apoio dos pais, ficariam com piquete durante o dia, manifestando apoio à greve dos professores, que apesar de a grande mídia não dar a devida cobertura, cresce a cada dia no RS. "A ideia não seria ocupar a escola nesse momento", afirmaram alunos. Particularmente, não sei o que mais esperar dos colegas!"

Texto publicado pelo professor Getúlio Nascimento:


- "Hoje na parte da manhã estava na Escola da URI e, ao sair, fiquei sabendo que a Direção do Colégio Apolinário fez uma volta ao passado, a época da truculência, do diz uma coisa num dia e desdiz no outro, ditadura pura, ao barrar os alunos e professores do colégio, de entrarem no recinto da escola, chegando ao ponto de desligarem campainha, telefone e trancarem os acessos, deixando todos na chuva, esquecendo que a escola é pública, e segundo o discurso do governo a escola é "dos alunos", mas um dia todos mostram a verdadeira cara. Certamente o episódio de hoje só fortalecerá o movimento e os nossos estudantes mostrarão que estão fortes e unidos, e fazendo o que muitos não tem coragem, lutarem por uma escola pública de qualidade para todos".

One Response so far.

  1. Unknown says:

    Como mãe de aluna da escola repúdio a ação da direção, que no momento devia estar apoiando os colegas e os alunos nessa manifestação. Uma vergonha o que está acontecendo com nossa educação, segurança e saúde. Lamentável a atitude da direção negar apoio a uma atitude pacífica.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias