URI chora a morte da sua pró-reitora

Professora Rosane, em ciclo de Formação Continuada
no câmpus Santiago, em março.
Foto: NUCOM.
Rosane Vontobel Rodrigues, a profª Rosane, como chamávamos, foi uma das professoras fundadoras da URI Santiago em 1992. Ela nasceu em Giruá, na região das Missões, mas, como ela mesma dizia, construiu sua vida em Santiago. Em 1991, chegou a receber o título de cidadã santiaguense, indicada pelo radialista Gibelino Minuzzi, na época vereador, título este, que ela honrava. 

Rosane era graduada em Letras pela Universidade da Região da Campanha e mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Trabalhou por mais de 36 anos na URI em Santiago (antiga FAFIS). Foi professora alfabetizadora no Colégio Medianeira, professora estadual por mais de 30 anos, atuando em escolas como Isaías, Apolinário e Cristóvão Pereira e atuou ainda como supervisora municipal de educação na Secretaria Municipal de Santiago. Costumava dizer que sempre foi uma ‘professora das Letras’. Na URI Santiago, ocupou vários cargos: chefe de departamento, coordenadora de curso, diretora administrativa e diretora acadêmica. Antes de ser eleita pró-reitora, era chefe do Departamento de Letras da URI, pois a chefia deste departamento fica no câmpus Santiago. 

Há seis anos, já no segundo mandato, ocupava o cargo de pró-reitora de ensino, residindo em Erechim, onde fica a Reitoria. 

Era casada com José Ery Rodrigues, mãe do advogado Rodrigo Vontobel Rodrigues e irmã da colaboradora da URI Santiago, Rejane Vontobel. 

A professora foi vítima de acidente de trânsito na terça-feira, 26 de julho, na BR 285, em Panambi. Ficaram feridos no acidente os colaboradores Cleusa Salete Boeira, Anelize Brod e Gerson Fernando Ferreira. 

As comunidades URI e santiaguense estão enlutadas. Na quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de julho, muitos colaboradores da URI Santiago e também das outras unidades estiveram com ela durante o Seminário de Formação Continuada para Gestores, na URI Frederico Westphalen. Ela era a organizadora destes seminários, que ocorriam anualmente em cada unidade da instituição. 

Em entrevista à Rádio URI FM em março, ela declarou: “Meu grande sonho é que os professores do nosso país sejam valorizados, que a profissão readquira o respeito e a dignidade que devem ter”. Rosane Vontobel Rodrigues teve uma vida dedicada à educação, deixando um rico legado. Uma mulher visionária, atenta à vida universitária e suas necessidades, que jamais deixou de lado a doçura nas relações, nas palavras, nas atitudes. 

Saudades eternas.

Texto da jornalista Sonaira Canterle/Núcleo de Comunicação da URI Santiago.

Informações complementares

Licenciada em Letras (1985), Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Professora do Departamento de Linguística, Letras e Artes da URI. Vinculada ao grupo de pesquisa “A Literatura e suas Relações Interculturais”.

Atuou como Diretora Administrativa (1994-2002), Diretora Acadêmica (2002-2006) e Chefe de Departamento de Linguística, Letras e Artes (2002-2006). Foi Professora do Curso de Letras da URI - Câmpus de Santiago, sendo ali pesquisadora e extensionista. É uma das fundadoras da URI - Câmpus de Santiago e da Escola de Educação Básica da URI - Câmpus de Santiago.

Por 32 anos atuou como professora na rede pública estadual. A professora Rosane Vontobel Rodrigues, ocupou o cargo de Pró-Reitora de Ensino da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões desde 2010.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias