Drª Daniela Flores: A importância do Pré-Natal Odontológico Postado terça-feira, 24 de setembro de 2019 ás 12:14
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO
A saúde bucal é importante em todos os períodos de nossas vidas, mas durante a gestação merece atenção especial. Neste contexto não podemos nos esquecer de que a boca também sofre algumas alterações, todas elas influenciadas pelas novas condições do organismo.
Em virtude das alterações hormonais que ocorrem por todo o organismo da gestante, incluindo as gengivas que ficam mais vascularizadas (aumento da circulação sanguínea) e sensíveis, essas alterações hormonais são responsáveis pelo aumento da resposta inflamatória gengival e podem predispor ou agravar doenças como gengivite (na gravidez, é denominada “gengivite gravídica”) ou doença periodontal.
Nestas doenças encontramos diversas espécies de bactérias, que quando reconhecidas pelo organismo, determinam uma reação de defesa que não se restringe à boca, iniciando então uma relação de risco entre doença periodontal e o período gestacional. Estes estímulos inflamatórios podem induzir a uma hiperirritabilidade da musculatura uterina, provocando a contração do útero e dilatação cervical, aumentando então o risco de parto prematuro. A infecção e o processo inflamatório podem causar danos à placenta, restringindo também o crescimento fetal.
Na literatura científica, encontramos relação entre a Doença Periodontal, parto prematuro, recém-nascido de baixo peso e pré-eclâmpsia. Sabemos que muitos estudos ainda são necessários para comprovar esta associação, mas como todos são fatores de grande risco, não podemos negligenciar o atendimento odontológico e a manutenção de uma boa saúde bucal e geral durante a gestação, tanto para o bebê quanto para a futura mamãe.
Da mesma forma que a gengivite, quando não há maiores cuidados, o risco da cárie se manifestar, aumenta, influenciado também pelas seguintes razões: mudanças nos hábitos alimentares: influenciadas pelo desejo de comer alimentos doces; mudança no padrão de higiene oral: influenciada pelo enjoo que algumas gestantes apresentam com os cremes dentais; boca seca: que altera a capacidade de auto-limpeza fornecida pela saliva;
Para algumas mulheres o enjoo matinal é o principal sintoma durante a gestação, e junto à náusea há presença de ácidos adicionais que se deixados na boca causam erosão (desgaste dental que não envolve bactérias).
Portanto, desde o início da gestação as consultas com o Dentista são imprescindíveis (Pré-Natal Odontológico) e devem ser feitas com a periodicidade por ele estabelecida.
A prevenção evita o aparecimento e agravamento das manifestações bucais acima mencionadas, garantem uma gestação tranquila e influenciam a saúde do bebê que está se formando.
Trabalhando por uma odontologia Humanizada!
Drª Daniela M. Flores Minuzzi - CRO/RS15794
Dentista de Pacientes Sistemicamente Comprometidos
Pós-graduada no Hospital Albert Einstein (SP)
Especialista Endodontia / Pacientes Especiais
Habilitada em Laserterapia
Consultório na Rua Tito Beccon, 1335, no Centro
Estacionamento Privativo
Telefones 3251-6076 / 99932-8474
Postar um comentário