No início da madrugada deste sábado., 27, os termômetros no Centro de Santiago marcavam 6°C. Era congelante a sensação térmica na rua. Já de manhã, a temperatura caiu mais e, segundo a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada no Campus da URI, chegou aos 4,8°C, com sensação de que estava mais frio devido o vento que sopra forte.

A previsão para hoje

O sol aparece com nuvens neste sábado no Rio Grande do Sul, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade, conforme a MetSul Meteorologia. Mais nuvens no Norte e no Nordeste do Estado, como na Serra, nos Aparados e no Alto Uruguai, onde é provável ter chuva e garoa durante parte do dia em alguns pontos. O dia começou mais uma vez com muito frio em diversas regiões, mas as mínimas foram mais altas do que ontem em diversas cidades por conta de nuvens, o que também frustrou a formação de geada em vários municípios. A tarde será amena ou fria, conforme a região. Na Serra e nos Aparados, a tarde deve ser muito fria.

Frio a perder de vista


O frio, menos freqüente neste mês de junho na comparação com maio, voltou com força e para ficar por muito tempo. O Estado teve ontem marcas negativas, o que não ocorria desde o dia 15. Agora são 18 dias com mínimas abaixo de zero no ano no território gaúcho.

Os termômetros indicaram -1,7ºC em Soledade, -1,2ºC em Vacaria, -0,6ºC em Chapada, -0,4ºC em Ausentes, e -0,2ºC em Bom Jesus. Na Grande Porto Alegre, Canoas teve 5ºC. O dia todo foi frio. Porto Alegre anotou a menor máxima do ano à tarde com 13,3ºC.

Este fim de semana seguirá com frio. Hoje, nuvens impedem resfriamento maior em muitas cidades, mas ainda assim o sábado começa frio. A precipitação prevista para os Aparados da Serra hoje combinada com o perfil frio da atmosfera não permite se afastar chuva congelada na região hoje, mas uma camada de temperatura positiva deve impedir o registro de neve.

Amanhã, com tempo mais aberto, a madrugada será mais gelada. No começo da segunda, a temperatura segue baixa, mas durante o dia a chuva vai retornar à maioria das regiões.

O tempo estará instável ainda na terça e na quarta antes do ingresso de potente massa de ar polar, a mais intensa incursão de ar frio do ano até agora, e que trará uma primeira semana de julho de bater queixo.

É o ar congelante que está no Sul do continente e que ontem trazia neve para Bariloche e depois de muito tempo para a cidade argentina de Neuquén. A temperatura ontem na região chegou a 16,8ºC negativos em Perito Moreno e a 13,5ºC abaixo de zero em Rio Grande, na Terra do Fogo.

Com foto de Rafael Nemitz.
Mapa do frio e texto da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias