Matéria da nutricionista Isis de Oliveira sobre a Obesidade e seus riscos Postado quarta-feira, 29 de julho de 2020 ás 20:19
A obesidade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é uma doença endócrina, nutricional e metabólica. É o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um
consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo
organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia.
A obesidade reduz a expectativa de vida e aumenta os riscos de desenvolver patologias como:
Doenças cardiovasculares – pessoas obesas têm até duas vezes
mais chances de desenvolverem doenças cardíacas do que pessoas dentro do peso.
Isto por que estar acima do peso exige que o corpo trabalhe mais, demanda mais
oxigênio e sangue e pode sobrecarregar órgãos, como o coração.
Diabetes tipo 2 – cerca de 80% das pessoas com a doença são
obesas. Abusar de alimentos ricos em açúcares e carboidratos refinados pode
causar tanto sobrepeso e obesidade quanto diabetes tipo 2.
Doença renal crônica – estar acima do peso pode
sobrecarregar os rins e aumentar a pressão arterial de estruturas dentro do
órgão. O que leva a perda progressiva das funções do órgão, como filtrar o
sangue e produzir hormônios, causando a doença renal crônica.
Câncer – a obesidade é o segundo maior fator de risco
controlável para o câncer, perdendo apenas para o tabagismo.
Seja pela vulnerabilidade genética, psicológica (como compulsão alimentar, ansiedade, etc.) ou relacionada ambiente em que se vive, a Obesidade pode afetar todas as faixas etárias, sem distinção de gênero.
Para evitar/tratar essa doença, o emagrecimento é a solução, de uma forma saudável, equilibrada e natural, por intermédio de adoção de novos hábitos alimentares.
O nutricionista surge como um profissional importante nesse panorama, que pode mudar o prognóstico de muitas pessoas e fazer uma grande mudança nesse cenário. Também é capaz de proporcionar mais qualidade de vida e minimizar as chances de muitas enfermidades e comorbidades.
A nutricionista Isis De Oliveira, realiza a avaliação nutricional do paciente através da anamnese, pesagem, medição da circunferência corporal, e utiliza também a Bioimpedância (BIA) que analisa o funcionamento do organismo, com o levantamento de dados (percentual de gordura, músculo e água). Concluído sobre o estado nutricional, de desnutrição, eutrofia ou obesidade, é elaborada a reeducação alimentar do paciente.
Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), pós-graduada-graduada em Nutrição aplicada à estética, pós-graduada em Prescrição de fitoterápicos e suplementação nutricional clínica e esportiva. Possuí mais de 5 anos de prática clínica.
Consultas acessíveis para toda a comunidade de Santiago e região. Descontos para Ipê, Fusex, Sindicatos, Cauzzo, Unimed, Pronto Saúde, Secretárias de Saúde e outros.
Agendamento de consultas pelo Fone (55) 3251-2166 e WhatsApp (55) 9.9948-0898 ou na Pinheiro Machado, 2519, no Centro de Santiago.
Postar um comentário