Em 2018 foi realizado um concurso com 1.200 vagas para os cargos de Inspetor e Escrivão de Polícia (600 para cada cargo), sendo aprovados no certame 2.418 candidatos.

Não obstante o considerável número de vagas previstas no edital, a polícia civil possui um déficit aproximado de 50% em seu efetivo, sendo necessários 9.600 policiais, conforme efetivo previsto na lei estadual.

Sendo assim, o chamamento de todos os aprovados não supriria o déficit atual, que  deve aumentar tendo em vista a publicação de inúmeras aposentadorias de policiais que estavam represadas.

Somente em 2020, até meados de setembro, ocorreram 294 aposentadorias na Polícia Civil gaúcha, o que representa um número elevado tendo em vista o baixo efetivo de aproximadamente 4.780 agentes! 

Embora o número de policiais na capital e região metropolitana seja muito baixo, os municípios do interior são os que mais sofrem, pois, segundo informações do próprio Estado, 99 delegacias possuem somente um agente, sendo impossível prestar um serviço de qualidade.

Em novembro de 2019, o governo do RS divulgou um cronograma para chamamento dos aprovados em quatro anos contemplando somente as vagas do mesmo. No referido cronograma,  houve previsão de turmas muito pequenas, de apenas 130 agentes de cada cargo, e espaçadas, o que, também, prejudica sobremaneira o chamamento de todos os aprovados.

Historicamente, todos os aprovados nos certames anteriores da Polícia Civil foram convocados devido a complexidade e custo de um processo seletivo com muitas etapas. Se não for alterado o cronograma divulgado pelo governo, não haverá tempo hábil para inclusão de novos policiais, o que caracterizaria um desperdício financeiro, em verdadeira afronta ao princípio da economicidade.

Em dezembro de 2019 realizamos uma audiência pública na Assembleia Legislativa com a finalidade de Revisão e alteração do cronograma proposto pelo governo, o qual gerou um documento que será encaminhado ao governo tão logo seja possível.

Hoje, diante de um quadro grave e cheio de incertezas em virtude do Covid-19, percebe-se a importância do trabalho da Polícia Civil, ainda mais quando a perspectiva é, segundo especialistas em Segurança Pública e veiculado na grande mídia, do aumento exponencial da criminalidade, inclusive em virtude da soltura de presos que estão reincidindo no crime.

Portanto, representando os aprovados neste concurso, vimos solicitar o apoio deste veículo de comunicação para dar visibilidade à carência de efetivo da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e Revisão do Cronograma para chamamento de todos os aprovados no referido concurso.

Importante frisar que as Delegacias de Polícia, principalmente do interior, devem ter número adequado de agentes de polícia para bem servir à população e realizar um trabalho eficaz de combate à criminalidade. Mais policiais civis atuando na investigação dos crimes resultarão em mais prisões e, em consequência, menos bandidos agindo nas ruas, dando maior sensação de segurança.

Segurança Pública é investimento!

Atenciosamente,

Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Civil/RS 2018

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias