Fim de semana de muita chuva e temporais Postado sexta-feira, 25 de junho de 2021 ás 15:45


Fim de semana de muita chuva no Rio Grande do Sul. Parece até difícil acreditar com esta sexta-feira de sol e até céu claro em algumas regiões, mas vem mudança do tempo aí e será significativa com altos volumes de precipitação e risco de temporais previstos pela MetSul Meteorologia para o estado gaúcho entre amanhã e domingo.

A mudança do tempo deve começar já nesta sexta-feira de forma muito isolada na Metade Norte do Rio Grande do Sul com pancadas isoladas de chuva e possibilidade de algumas trovoadas, especialmente em áreas próximas da divisa com Santa Catarina, no final do dia. Pontos isolados dos estados catarinense e paranaense também devem ter chuva bastante isolada na segunda metade do dia, acompanhando o ingresso de ar mais quente.

CHUVA AVANÇA NESTE SÁBADO

Será neste fim de semana, contudo, que a instabilidade deve se generalizar no Rio Grande do Sul. O avanço de ar quente de Norte sobre a massa de ar frio instalada sobre o Estado vai organizar frente quente durante o sábado no território gaúcho. Áreas de instabilidade que no começo do dia atuam mais na Metade Norte vão se deslocar para o Oeste e o Sul gaúcho, ganhando força, à medida que ar quente ingressa a partir do Norte gaúcho com o retorno do sol em muitas áreas após um começo de dia chuvoso e ainda com elevação da temperatura.

Por isso, a instabilidade no Oeste e no Sul gaúcho deve ser maior da tarde para a noite deste sábado ao passo que na Metade Norte tende a se concentrar mais na madrugada e no período da manhã, apesar de pancadas serem possíveis em diferentes pontos do Centro para o Norte gaúcho na segunda metade do dia com a atmosfera quente e instável.

CHUVA AUMENTA NO DOMINGO EM VÁRIAS REGIÕES

A instabilidade prossegue no domingo no Rio Grande do Sul, mas sob uma dinâmica atmosférica diferente. A frente sobre o Estado vai deixar de ser quente e passar à fria, movimentando-se lentamente de Sul para Norte. Isso porque uma forte massa de ar polar começará a se aproximar pela Argentina e o Uruguai, impulsionando a instabilidade para Norte que na véspera fora deslocada de Norte para Sul pelo ar quente.

Com isso, a instabilidade aumentará em quase toda a Metade Norte, exceção de áreas do Alto Uruguai que devem ter pouca chuva, com chuva em todas as regiões do Estado no decorrer do dia. No decorrer do dia, a chuva deve se concentrar principalmente na faixa central do Estado, em torno do paralelo 30ºS, que vai de Uruguaiana até a região de Porto Alegre. No Sul gaúcho, após um começo de dia chuvoso, o tempo deve apresentar gradual melhoria e não se descarta até que o sol apareça com nuvens à tarde em algumas cidades à medida que ar mais frio de origem polar começa a ingressar pela fronteira.

VEJA OS VOLUMES DE CHUVA PREVISTOS

Os volumes de chuva devem ser altos em grande parte do Rio Grande do Sul, exceção dos extremos Sul e Norte do Estado. Grande número de cidades deve ter acumulados no fim de semana acima de 50 milímetros e a grande maioria dos municípios gaúchos devem ter de 30 mm a 50 mm. Em alguns pontos, especialmente em torno da faixa central do território gaúcho, os volumes podem atingir marcas de 75 mm a 100 mm, isoladamente superiores.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante da MetSul com exclusividade em nossa seção de mapas, com os acumulados previstos pela simulação numéricas até 21h do domingo:


RISCO DE TEMPORAIS NO FIM DE SEMANA

A MetSul não descarta a possibilidade de temporais isolados neste fim de semana no Rio Grande do Sul em razão do quadro de instabilidade que vai se instalar. O fato de ar quente em altitude avançar sobre a massa de ar frio em superfície vai gerar convecção e a formação de nuvens carregadas, capazes de provocar temporais.

A maior incidência de raios é prevista para o sábado, quando a natureza do sistema frontal será quente. Frentes quentes costumam trazer alta incidência de descargas elétricas. Outro risco associado a este tipo de frente é a ocorrência de granizo de forma isolada.

Como no domingo a característica da frente será fria e com lento deslocamento, o risco de temporais será consideravelmente menor e, em geral, baixo. Com efeito, o maior risco meteorológico do domingo será a chuva que pode ser volumosa em algumas localidades. O tempo melhora na segunda-feira com o ingresso de uma forte massa de ar frio de origem polar.

Com informações da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias