Rádio Santiago: 70 anos de carisma e credibilidade! Postado sábado, 31 de julho de 2021 ás 20:45

Há 70 anos Jaime Medeiros Pinto iniciava a rádio que, ao longos dos anos, tornou-se a principal fonte de informação de Santiago. Neste sábado, 31, a Rádio Santiago chegou à 7ª década de sucesso, hoje na frequência 90.3 FM, após anos no AM.

Com uma equipe ímpar de profissionais e locutores que se destacam desde as primeiras horas do dia até à noite, a emissora da comunidade tem carisma, credibilidade, música e informação. Entre os principais programas, daqueles que por nada os santiaguenses perdem, estão o "Olho Vivo" apresentado por Jones Diniz e o "Jornal Falado" apresentado por Jones Diniz e Paulo Pinheiro, porém todos os demais tem seus pontos fortes e seus ouvintes fiéis.


Dirigidos por Ieda Severo Pinto, Eda Ramos e Cristiane Severo, a grade de programação conta, ainda, com Luis Fernando Rocha, Marcelo Perônio Ramos, Marco Antônio Nunes, Ieda Beltrão, Sérgio Ramos e Jorge Augusto Gonçalves, além, é claro, da equipe de bastidores e do reforço diário da Rede Gaúcha Sat.

Confira o Editorial de aniversário escrito pela locutora Ieda Beltrão

Rádio Santiago, um sonho que se tornou parte de uma comunidade. Um ideal de Jaime Medeiros Pinto que completa 70 anos de comunicação

É testamento da alma a Rádio Santiago

A máquina de escrever repousa em silêncio diante do olhar inquieto de um jovem de traços marcantes. Seus olhos castanhos profundos pousam como águia nas teclas frágeis da máquina verde musgo, dedos ágeis acariciam cada letra como se fossem sagradas, como se procurassem uma resposta. Cabeça baixa olha para fora e observa de uma velha janela, as ruas daquela cidade. Uma lágrima teima em rolar pelo belo rosto, uma lágrima que quer apagar a poeira, quer dar voz, quer trazer sorrisos, que tornar sonhos realidade... quer ajudar na longa caminhada da vida de uma comunidade de tão poucos anos.

O vento quente brinca com a cortina desbotada pelo tempo, toca em seu braço e ele desperta daquele torpor incomodo. Seus olhos pousam angustiados na máquina, que continua impassível diante de seu mestre, disponível aos seus anseios de poeta e comunicador. Devagar sentou-se e pousou docemente seus dedos sobre as teclas que agora tremeram diante de seu toque e na folha virgem, gravou duas palavras: Rádio Santiago.

Pronto! Sem pressa, com a delicadeza de um sábio, pegou a folha e por longo tempo ficou a olhar aquelas duas palavras. O coração batia forte, as lágrimas molharam seu rosto, a voz embargada repetia devagar “Rádio Santiago”, sim era isso que seria, era dessa forma que diria àquela cidade chamada Santiago, o quantosentia orgulho de ser seu filho e que pela comunicação daria sua contribuição para que crescesse, prosperasse e se tornasse um grande e valioso município.

Um sorriso surgiu em seus lábios, um riso solto e a voz de trovão se espalhou muito além da máquina de escrever, ela chegou aos microfones, agora santiaguenses, e foi se juntando a outras vozes alegres, voluntariosas, umas noticiando, outras bailando, alegrando, era a Rádio Santiago que foi se inserindo em uma comunidade cheia de sonhos, com sede de comunicação, querendo ver, sentir, pedir, elogiar, amar, se conhecer, dividir o nascimento, participar o casamento, o noivado, chorar a dor da perda, abraçar, convidar, dizer que não estavam sozinhos no luto. Era a Rádio Santiago inserida nos lares, passeando pelo interior, arando a terra, derretendo a geada, aplacando o calor, sentido o coração bater a cada colheita, marcando, tropeando. Era a Rádio Santiago no fole da gaita, no dedilhar do violão, nas grandes vozes do tradicionalismo, passeando, acompanhando o samba, rock, MPB, nos clássicos, na emoção dos apaixonados, dos amantes, dos casais enamorados através de suas ondas mágicas.

Era sim a Rádio Santiago vendo a poeira sumir, a água ser instalada com toda a sua força, a luz tomar conta de todos os postes, das ruas calçadas, dos prédios surgindo, dos espaços sendo tomados por bairros, do comercio crescendo, dos serviços tomando espaços e profissionais chegando.

A Rádio Santiago ganhando cada vez mais força, potência, uma antena rasgando o céu para que chegasse mais e mais longe. A tecnologia ganhando espaço em seus equipamentos cada vez mais potentes.

O tempo passando, a história se desenhando, mudando o mundo e os microfones da Rádio Santiago generosos, recebendo grandes profissionais e pessoas que a tornavam cada vez mais presente em todos os locais, por toda parte.

E o homem da máquina verde musgo cada vez mais apaixonado, junto a sua equipe gritava aos quatro cantos que era preciso continuar, era preciso seguir em frente, mesmo diante das maiores dificuldades, era preciso andar. E assim se fez! 70 anos se passaram, 70 anos da Rádio Santiago. Ele, Jaime Medeiros Pinto não está mais aqui, mas seu recado foi tão claro, que seu legado continua com a força e respeito de um trovão. A chama desse amor foi gravada no coração de uma comunidade que foi passando de geração para geração.

Rádio Santiago: duas palavras escritas em papel virgem, para levar a uma comunidade, comunicação lá em 1951, segue em frente gravada em linhas de aço no coração de uma cidade, em 2021 e por tantos e tantos anos que vierem.

A cortina se fecha, o homem de sorriso belo, de profundos olhos castanhos suspira: missão cumprida. As teclas descansam, mas seu legado jamais, é testamento da alma a Rádio Santiago.

Com essa singela publicação, o Blog Rafael Nemitz parabeniza a Rádio Santiago, sua direção e colaboradores por toda a história que, dia a dia, se fortalece ainda mais. Que venham mais 70 anos!

Com fotos do arquivo da Rádio Santiago.

2 Responses so far.

  1. Paulo says:

    "zyk297 - Radio Santiago a fonte da informação" Cresci escutando essa chamada, nunca esqueço, hoje com 58 anos vejo com muito orgulho de santiaguense que sou a importânicia dessa fonte de informação que foi para todos nós. Um abraço a toda equipe e felicidades pelo exito de todo seu trabalho que muito orgulha todos nós santiaguenses, mesmo longe do pago...

  2. Paulo says:

    Parabéns, orgulho de ser santiaguense e de termos esse patrimônio cultural chamado Rádio Santiago.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias