Nova massa de ar polar chega ao Brasil nesta semana Postado domingo, 8 de agosto de 2021 ás 14:36


Nova massa de ar polar chega ao Brasil nesta semana. O ar frio avança pela Argentina e vai começar a ingressar no Sul do país entre terça e quarta-feira com queda acentuada da temperatura que encerrará a sequência de dias quentes e de temperatura acima da média de agosto.

A MetSul pontua que não deve ser esperada uma incursão de ar polar com características das três grandes ondas polares que atingiram o Brasil nos últimos 45 dias, a do final do mês de junho e as que chegaram na terceira e última semanas de julho. Esta massa de ar polar é menos intensa e sua influência no território brasileiro será menos abrangente. O resfriamento esperado, assim, mesmo sendo relevante, não será tão significativo como nas últimas três ondas de frio.

A queda da temperatura terá início pelo Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira. Na maioria das cidades gaúchas, as mínimas da terça devem se dar à noite, logo no final do dia, à medida que o ar polar irá ingressar no decorrer do dia com vento.

As madrugadas mais frias neste novo episódio de ar polar deverão ser as da quinta e da sexta, mas, em particular da quinta. Porto Alegre, por exemplo, pode ter 9ºC ou 10ºC na quarta de mínima, 4ºC ou 5ºC na quinta, 7ºC ou 8ºC na sexta e ao redor de 11ºC sábado que vem.

O interior gaúcho deve ter cenário semelhante com as madrugadas mais frias ocorrendo entre quarta e sexta. No Oeste e no Sul, pelo tempo mais aberto e seco, a madrugada de quarta deve ser mais fria na comparação com outras regiões. A fronteira com o Uruguai deve ter mínimas de 1ºC a 3ºC na quarta, -2ºC a 0ºC na quinta, e 3ºC a 5ºC na sexta-feira.

Os Aparados da Serra, por sua vez, a região mais fria do Rio Grande do Sul, deve sentir o resfriamento mais a partir da quarta-feira, quando as mínimas devem ocorrer no fim do dia com 3ºC ou 4ºC durante a noite. Na quinta, o amanhecer pode ter -2ºC ou -1ºC em alguns pontos. Na sexta, as mínimas devem ficar ao redor de 0ºC. 

Esta será uma incursão de ar polar com maior impacto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde mínimas negativas devem ocorrer no Planalto Sul, especialmente quinta e na sexta. No Paraná, a queda da temperatura será acentuada, mas não se espera frio tão intenso.

Em São Paulo, que sofreu muito com a geada em junho e julho com a menor mínima na capital paulista em julho desde 2000 e a segunda menor para qualquer mês neste século, haverá queda de temperatura. O reflexo maior, entretanto, deve ser tempo instável com períodos de chuva e garoa entre quarta e sábado.

É por este cenário que não se espera um evento de geada abrangente nesta massa de ar frio com o fenômeno mais limitado aos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os mapas abaixo mostram as projeções de geada para quinta e sexta-feira no Centro-Sul do Brasil, de acordo com a projeção do modelo canadense.



Como se observa pelos mapas, a perspectiva de geada é bem diferente do últimos três eventos de frio com o fenômeno mais limitado ao Sul do Brasil e mais nos estados gaúcho e catarinense. Com isso, desta vez, não há risco para cana-de-açúcar, café ou cítricos da Região Sudeste.

A massa de ar frio, por fim, trará máximas mais baixas à tarde na quarta-feira e na quinta-feira e o vento deve aumentar a percepção de frio na quarta.

Com mapas climáticos e informações da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias