Nova massa de ar polar chega ao Brasil nesta semana Postado domingo, 8 de agosto de 2021 ás 14:36


Nova massa de ar polar chega ao Brasil nesta semana. O ar frio avança pela Argentina e vai começar a ingressar no Sul do país entre terça e quarta-feira com queda acentuada da temperatura que encerrará a sequência de dias quentes e de temperatura acima da média de agosto.

A MetSul pontua que não deve ser esperada uma incursão de ar polar com características das três grandes ondas polares que atingiram o Brasil nos últimos 45 dias, a do final do mês de junho e as que chegaram na terceira e última semanas de julho. Esta massa de ar polar é menos intensa e sua influência no território brasileiro será menos abrangente. O resfriamento esperado, assim, mesmo sendo relevante, não será tão significativo como nas últimas três ondas de frio.

A queda da temperatura terá início pelo Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira. Na maioria das cidades gaúchas, as mínimas da terça devem se dar à noite, logo no final do dia, à medida que o ar polar irá ingressar no decorrer do dia com vento.

As madrugadas mais frias neste novo episódio de ar polar deverão ser as da quinta e da sexta, mas, em particular da quinta. Porto Alegre, por exemplo, pode ter 9ºC ou 10ºC na quarta de mínima, 4ºC ou 5ºC na quinta, 7ºC ou 8ºC na sexta e ao redor de 11ºC sábado que vem.

O interior gaúcho deve ter cenário semelhante com as madrugadas mais frias ocorrendo entre quarta e sexta. No Oeste e no Sul, pelo tempo mais aberto e seco, a madrugada de quarta deve ser mais fria na comparação com outras regiões. A fronteira com o Uruguai deve ter mínimas de 1ºC a 3ºC na quarta, -2ºC a 0ºC na quinta, e 3ºC a 5ºC na sexta-feira.

Os Aparados da Serra, por sua vez, a região mais fria do Rio Grande do Sul, deve sentir o resfriamento mais a partir da quarta-feira, quando as mínimas devem ocorrer no fim do dia com 3ºC ou 4ºC durante a noite. Na quinta, o amanhecer pode ter -2ºC ou -1ºC em alguns pontos. Na sexta, as mínimas devem ficar ao redor de 0ºC. 

Esta será uma incursão de ar polar com maior impacto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde mínimas negativas devem ocorrer no Planalto Sul, especialmente quinta e na sexta. No Paraná, a queda da temperatura será acentuada, mas não se espera frio tão intenso.

Em São Paulo, que sofreu muito com a geada em junho e julho com a menor mínima na capital paulista em julho desde 2000 e a segunda menor para qualquer mês neste século, haverá queda de temperatura. O reflexo maior, entretanto, deve ser tempo instável com períodos de chuva e garoa entre quarta e sábado.

É por este cenário que não se espera um evento de geada abrangente nesta massa de ar frio com o fenômeno mais limitado aos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os mapas abaixo mostram as projeções de geada para quinta e sexta-feira no Centro-Sul do Brasil, de acordo com a projeção do modelo canadense.



Como se observa pelos mapas, a perspectiva de geada é bem diferente do últimos três eventos de frio com o fenômeno mais limitado ao Sul do Brasil e mais nos estados gaúcho e catarinense. Com isso, desta vez, não há risco para cana-de-açúcar, café ou cítricos da Região Sudeste.

A massa de ar frio, por fim, trará máximas mais baixas à tarde na quarta-feira e na quinta-feira e o vento deve aumentar a percepção de frio na quarta.

Com mapas climáticos e informações da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Top Vidros e Ferragens!

Top Vidros e Ferragens!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Renegociação de Impostos!

Renegociação de Impostos!

Sorrifácil Santiago

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

EAD URI

EAD da URI Santiago com novidades!

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Fank Ótica, Joias e Relógios!

Bombachas Pampeiro

Colchões Pampeiro

Calçados Pampeiro

Damian Mercado Rural

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Santa Limpeza!

3e Gestão de Pessoas

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

SUPERA Santiago

Guia Santiago!

Imembuí Microfinanças

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias