A avaliação clínica durante a consulta médica é o momento ideal para que a pressão arterial (PA) seja mensurada. Ao contrário do que muitos possam imaginar, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença frequentemente assintomática e caracteriza-se quando os valores da PA justificam a necessidade de um tratamento (farmacológico ou não) para que possíveis consequências possam ser evitadas.


No nosso país, conforme a última diretriz de HAS da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma das definições mais comuns de HAS é: 2 medidas em ocasiões diferentes com PA maior ou igual a 140/90 (sendo que o 140 e o 90 podem ser encontrados juntos ou separados, desde que repetidos). Entretanto, em alguns outros países (ex: EUA), devido ao potencial benefício de um tratamento mais precoce e as particularidades da população em questão, níveis menores de pressão arterial já são compreendidos como hipertensão.

E quais são os problemas de uma pressão arterial elevada desconhecida por meses a anos? Inúmeros! Mais uma vez, em consonância com o último guideline brasileiro, a HAS é o principal fator de risco modificável com associação independente, linear e contínua para doenças cardiovasculares (DCV), doença renal crônica (DRC) e morte prematura. Traduzindo: existe uma associação muito forte da HAS com patologias graves como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, AVC, insuficiência renal e outras tantas moléstias.

É fundamental que você procure seu médico para que sua pressão arterial e seu quadro clínico seja avaliado. Intervir em uma condição tão frequente que até 65% da população maior de 60 anos possivelmente venha a apresentar torna-se uma necessidade atual diante do envelhecimento da nossa população.

Referências: Barroso WKS, Rodrigues CIS, Bortolotto LA, Mota-Gomes MA, Brandão AA, Feitosa ADM, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq Bras Cardiol. 2021; 116(3): 516-658.


O médico clínico geral Dr. Matheus Azolin Camargo atende na Clínica Life, em Santiago. Graduado em Medicina pela Universidade Franciscana e natural de Santiago, atende consultas clínicas para adultos e idosos.

Agendamentos de consultas na Clínica Life, em Santiago. Fone (55) 3251-2166 ou WhatsApp (55) 9.9948-0898. Pinheiro Machado 2519, Centro, diagonal a padaria Única.

Descontos disponíveis para Ipê, Fusex, Pronto Saúde, Cauzzo, Sindicato, Unimed e Secretarias de Saúde.

Clínica Life, estabelecimento médico inscrito no CREMERS sob CRM n° 10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R. Crossetti, Vice Direção Técnica: Dr. Leonardo Franco. 

Siga o Blog no Facebook!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias