ALERTA: No mundo, RS terá mais raios no 7 de Setembro Postado sábado, 4 de setembro de 2021 ás 22:07

Terça-feira será de intensa instabilidade em parte ou grande parte do dia no Oeste, no Centro, Sul e o Leste gaúcho com muita chuva e raios como mostra o mapa abaixo.


O Rio Grande do Sul será uma das regiões com maior incidências de raios no mundo inteiro na terça-feira, 7 de setembro, com a muito intensa instabilidade que se prevê para o estado gaúcho no decorrer do dia com a atuação de uma frente quente associada a uma massa de ar muito quente que avançará para o Sul do Brasil.

Os raios associados à frente quente começam já da tarde para a noite da segunda-feira (mapa abaixo) à medida que o sistema frontal começa a se formar sobre o Rio Grande do Sul. A segunda-feira terá sol e nuvens com aumento gradual da nebulosidade.

Ar muito quente começa a ingressar a partir do Norte e do Noroeste gaúcho e organiza a frente quente com nuvens carregadas entre o Oeste e o Centro do Estado que depois avançam para o Sul e o Leste gaúcho com pancadas de chuva, raios e risco de granizo isolado.


O pior dia de raios deve ser a terça-feira, 7 de setembro e feriado da Independência, que se espera seja muito complicada e perigosa do ponto de vista de tempo severo. Ar muitíssimo quente vai cobrir o Noroeste e o Norte do Estado com calor ao redor de 35ºC enquanto na maior parte do Estado haverá nuvens e chuva.

A frente quente ganha muita intensidade sobre o Oeste, o Centro, o Sul e a maior parte do Leste gaúcho entre a madrugada e de manhã com chuva forte a intensa e risco crítico de temporais de vento (vendavais isolados) e granizo de variado tamanho. A quantidade de raios projetada para a terça é muito grande, sobretudo no Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho, o que inclui a área de Porto Alegre. Entre a tarde e a noite algumas áreas podem ter melhoria do tempo com abafamento.

Na quarta (8), a frente quente se converte em frente fria à medida que deixa de se movimentar pela massa de ar quente ao Norte e passa a ser impulsionada por ar frio de Sul.

O sistema traz chuva forte e temporais no Oeste e no Sul gaúcho desde cedo e no decorrer da quarta avança para as demais regiões gaúchas com precipitações localmente fortes a torrenciais e alto risco de tempestades, principalmente de vento (vendavais). Os raios serão numerosos ainda, especialmente no Oeste e no Sul, mas não na quantidade da véspera sobre o Rio Grande do Sul (mapa abaixo).


A MetSul enfatiza que em sendo feriado e uma data propícia ao lazer, mesmo com tempo chuvoso algumas pessoas podem optar por atividades ao ar livre, o que é por demais perigoso diante do cenário esperado de tempestade elétrica com alta frequência projetada de raios do tipo nuvem-solo.

As descargas afetarão algumas das áreas mais populosas do estado gaúcho como Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre, Região Metropolitana e a Serra Gaúcha, onde está a maior parte da população do Rio Grande do Sul.


Em outubro de 2019, uma pessoa morreu vítima de um raio durante partida de futebol na manhã de um domingo em Gravataí. Mortes de pessoas atingidas por descargas são comuns no campo entre agricultores trabalhando na lavoura. Assim, se o tempo estiver instável com trovoadas onde você estiver, evite atividades ao ar livre pelo elevado risco atmosférico.

Com informações e mapas climáticos da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias