Feriadão farroupilha terá sol, chuva e temporais Postado quinta-feira, 16 de setembro de 2021 ás 23:51

Metade Norte terá mais chuva nesta sexta e Metade Sul do Rio Grande do Sul registrará instabilidade maior na segunda-feira com uma frente quente


O feriadão de 20 de setembro terá momentos muito aproveitáveis em que o sol aparece com temperatura agradável, mas os gaúchos não experimentarão tempo firme durante todo o período. A MetSul projeta chuva em parte do feriadão e temporais isolados. O dia que mais preocupa é justamente o da data farroupilha, quando frente quente atuará no Estado com muita chuva e tempestades em parte do território gaúcho.

Muitas nuvens cobrem a Metade Norte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com chuva que será por vezes forte a torrencial com altos volumes em algumas cidades, em particular do Planalto, Alto Uruguai e mais ao Norte da Serra e Aparados. Haverá trovoadas com risco de vento forte e, principalmente, granizo localizado. Na faixa central, o que inclui Santa Maria e Porto Alegre, sol e nuvens com aumento de nebulosidade seguido de chuva. Na Metade Sul, sol e nuvens. Qualquer instabilidade será esparsa e fraca. O dia começa frio no Sul e será agradável. No Norte do Estado, a temperatura pouco varia pela chuva.

FIM DE SEMANA

Já o sábado terá sol na maioria das regiões gaúchas, mas nuvens devem ser esperadas. Ar mais quente ingressa e, a despeito de um começo de dia ameno, a tarde será quente em muitas regiões. Na Metade Sul e em áreas costeiras são esperadas nuvens baixas e médias e pode até ocorrer chuva leve e garoa, sobretudo no Sul gaúcho.

O domingo, por sua vez, começa com sol em parte do Estado, mas com nevoeiro e nuvens baixas que podem trazer garoa ou chuva leve no Sul e no Leste gaúcho. Áreas de instabilidade se formam entre a madrugada e de manhã no Oeste. No decorrer do domingo, a chuva avança de Oeste para Leste e da tarde para a noite o tempo passa a chuvoso na maioria das cidades gaúchas. Por isso, Porto Alegre deve ter um domingo de sol e nuvens com períodos de nublado a encoberto e chance de precipitação leve no começo do dia e chuva com trovoadas à noite.

FERIADO FARROUPILHA

A segunda, data magna do Rio Grande do Sul, terá condições muito variáveis de região para outra. Uma frente quente traz muito nuvens e chuva no decorrer do dia para o Oeste, o Sul, parte do Centro e o Leste gaúcho. As pancadas serão fortes a torrenciais com muitos raios e alto risco de temporais isolados de vento forte e granizo de variado tamanho. Em parte da Metade Norte, o feriado terá sol e nuvens em parte do dia com muito calor no Noroeste e no Norte gaúcho. A região de Santa Rosa pode ter máximas de 33ºC a 35ºC.

VOLUMES DE CHUVA

Os volumes de chuva devem ser altos no Rio Grande do Sul durante o feriadão farroupilha. Os acumulados de precipitação devem superar os 100 mm em algumas regiões, não se afastando mesmo marcas perto de 150 mm em alguns pontos. O mapa acima mostra a chuva projetada pelo modelo alemão Icon em 120 horas entre 9h de hoje e 9h de terça. O modelo pode ser consultado com quatro atualizações diárias pelo assinante na seção de mapas.

Como vão se dar os volumes altos? Serão dos períodos de maior instabilidade. Na Metade Norte, grande parte da chuva indicada deve cair nesta sexta-feira. Já no Oeste, no Centro, no Sul e parte do Leste gaúcho grande parte dos volumes projetados deve cair no domingo e, em especial, na segunda-feira com uma frente quente.

Os volumes de chuva da segunda-feira podem ser muito altos em pontos da Metade Sul e do Oeste do Rio Grande do Sul com acumulados possíveis de até 30 mm a 50 mm por hora em algumas cidades, o que deve trazer alagamentos e risco de inundações com subida de rios já com seus níveis altos por recentes episódios de precipitação volumosa na região.

Com mapa climático e informações da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias