Muita chuva entre o Uruguai e o RS, alerta a MetSul Postado domingo, 19 de setembro de 2021 ás 20:38


Uma frente quente vai trazer muita chuva, grande quantidade de raios e alto risco de granizo neste começo de semana entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Os volumes de chuva devem ser excessivamente altos numa faixa entre os territórios uruguaio e gaúchos com potencial para causar alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais já castigadas por eventos de chuva volumosa nas últimas semanas. Alertas já foram emitidos pelo Inumet, a Meteorologia oficial do Uruguai.

Ar muito quente está ingressando a partir de Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul e pelo Nordeste da Argentina. A temperatura ao meio-dia deste domingo era de 35ºC em Assunção, no Paraguai. Já no Noroeste gaúcho, ao meio-dia, os termômetros indicavam 33ºC em Santa Rosa. Fazia 34ºC em São Miguel do Oeste e 35ºC em Maravilha, no horário, no Oeste de Santa Catarina, de acordo com o Ciram. No Paranã, Marechal Cândido Rondon estava com 36ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia.

O ar muito quente ao avançar sobre ar mais frio ao Sul organiza uma frente quente sobre o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul da tarde para a noite deste domingo e nas primeiras horas da segunda-feira. O avanço do ar quente forma áreas de instabilidade que se deslocam de Oeste para Leste no estado gaúcho com pancadas isoladas de chuva e risco de granizo muito localizado, risco que se estende na segunda metade deste domingo ao Leste de Santa Catarina e do Paraná.

Áreas de chuva muito intensa devem migrar do Uruguai para o Sul gaúcho na madrugada e na manhã desta segunda com muitos raios e granizo. Cidades como JaguarãoArroio Grande, Chuí, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande e municípios próximos têm alto risco de chuva intensa e volumosa com possibilidade de temporais. Os acumulados em alguns pontos devem ficar perto ou passar dos 100 mm.

O mapa abaixo, disponível ao assinante na seção de mapas, mostra uma faixa de chuva muito volumosa entre o Uruguai e o Sul gaúcho na projeção do modelo meteorológico Icon. No Sul gaúcho, a chuva mais intensa se daria entre a área de Jaguarão e da reserva ecológica do Taim (Curral Alto), em Santa Vitória do Palmar, na área entre o Chuí e Pelotas.


Na maior parte das demais regiões gaúchas, ou choverá pouco ou nada nesta segunda-feira na atuação da frente quente, prevalecendo ao contrário o sol e o calor. Como frentes quentes se recurvam em forma de “U”, a instabilidade do Sul deve progredir no decorrer do dia para áreas mais ao Norte do Leste gaúcho como a região de Porto Alegre e da Serra, talvez atingindo isoladamente alguns locais do Centro gaúcho.

Por isso, Porto Alegre deve ter períodos de sol e calor com muito abafamento no período, mas também momentos de chuva e raios com risco de granizo isolado na região. Pancadas por vezes fortes a torrenciais podem ocorrer. Assim, o feriado na Capital e Grande Porto Alegre não terá uma condição definida de sol ou chuva, mas uma variabilidade grande das condições atmosféricas no decorrer do dia com abafamento, sol, chuva e raios.

A frente se converte em fria na sequência à medida que passa a ser impulsionada por uma massa de ar frio e deve trazer chuva e risco de temporais isolados para Metade Norte gaúcha e pontos de Santa Catarina no final da segunda e na terça, mas desde já se antecipa que a frente fria terá pouca atividade e será desorganizada, não se esperando altos volumes no seu deslocamento.

A chuva, a propósito, deve ser muito irregular com esta frente entre o Centro e o Norte gaúcho, além de Santa Catarina. No Paraná, então, a influência desta frente será ainda menor com pouco ou nada de chuva na maioria das cidades.

Informações e mapas climáticos da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Top Vidros e Ferragens!

Top Vidros e Ferragens!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Renegociação de Impostos!

Renegociação de Impostos!

Sorrifácil Santiago

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

EAD URI

EAD da URI Santiago com novidades!

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Fank Ótica, Joias e Relógios!

Bombachas Pampeiro

Colchões Pampeiro

Calçados Pampeiro

Damian Mercado Rural

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Santa Limpeza!

3e Gestão de Pessoas

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

SUPERA Santiago

Guia Santiago!

Imembuí Microfinanças

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias