Segunda e terça de chuva e temporais. Frio chega na quarta! Postado domingo, 12 de setembro de 2021 ás 21:29

A segunda e a terça tem risco de novo período de tempo severo, com bastante chuva e temporais com vento e granizo. Na quarta, as temperaturas despencam devido uma massa de ar polar.


O Cenário meteorológico é muito perigoso para tempo severo neste começo de semana entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Alerta da MetSul adverte para a possibilidade de chuva forte a intensa em diversas cidades, muitos raios e risco até de episódios severos de vento localizados com potencial de danos, mas a maior preocupação é a ocorrência de granizo. O potencial para pedras de gelo de maior diâmetro, inclusive médias e grandes que podem provocar estragos, é bastante alto.

A segunda-feira será de muitas nuvens no Rio Grande do Sul com chuva no decorrer do dia em todas as regiões. São esperados momentos de melhoria com aberturas de sol e abafamento nas Metades Oeste e Norte ao longo do dia, mas a trégua da instabilidade dura pouco e estas áreas voltam na sequência a ter pancadas.

Os maiores volumes de chuva devem ocorrer em parte do Oeste, no Centro, no Sul e no Leste do estado gaúcho durante a segunda com elevados volumes em diversas localidades por conta de pancadas por vezes fortes a torrenciais. É alto o risco no Rio Grande do Sul de temporais isolados nesta segunda de vento forte e/ou granizo. A segunda-feira terá instabilidade isolada ainda em Santa Catarina e no Paraná.

Na terça-feira, muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul e chove ainda na maioria das regiões, mas a instabilidade maior é esperada na Metade Norte com tendência de gradual melhora a partir do Oeste e do Sul. Algumas cidades do Centro para o Norte gaúcho podem começar a terça com chuva moderada a forte, porém a tendência é que as precipitações cedam com o passar do dia. A instabilidade progride para Norte e aumenta em Santa Catarina e no Paraná com chuva na maioria das regiões dos dois estados e localmente forte com risco de temporais localizados.

No mapa abaixo, do modelo WRF da MetSul, é possível ver a projeção de chuva até às 21 horas de terça-feira, 14. As cores em tom vermelho representam chuva entre 50 e 100 milímetros, com possibilidade de volumes de até 150 milímetros em alguns municípios.


Na quarta, o tempo melhora na maior parte do Rio Grande do Sul e o sol volta a aparecer, mas Santa Catarina e o Paraná seguem com mais nuvens e chuva em diversos pontos. Os maiores volumes na quarta ocorrem no estado paranaense que pode registrar instabilidade ainda na quinta e na sexta numa sequência de dias de tempo instável e com chuva, o que é benéfico diante do quadro de estiagem e a necessidade de aumentar a vazão do Rio Iguaçu e a afluência de Itaipu.

Massa de ar polar derruba as temperaturas


A massa de ar frio que ingressa na metade da semana não é de forte intensidade, entretanto vai provocar mínimas abaixo das médias históricas desta época do ano em parte do Rio Grande do Sul, onde atuará com maior intensidade. As menores mínimas devem ocorrer no Oeste e no Sul gaúcho que terão ar mais frio em altitude e tempo mais seco e aberto.

A região de fronteira com o Uruguai, em particular, deve ter temperatura mais baixa durante as madrugadas de quarta e quinta com marcas de 3ºC a 5ºC na quarta (15) e de 2ºC a 4ºC na quinta (16). Mínimas baixas devem ser aguardadas ainda no Sul gaúcho, em particular na Serra do Sudeste que terá marcas perto de 0ºC em baixadas.

Na região de Pelotas, as mínimas na quarta e na quinta podem ficar entre 5ºC e 7ºC. Na região de Santa Maria, os termômetros devem indicar entre 5ºC e 7ºC na quarta e na quinta. Porto Alegre, por sua vez, pode ter 9ºC ou 10ºC na quarta e 7ºC ou 8ºC na quinta com mínimas menores na região metropolitana.

Na Serra e nos Aparados, esfria mais nas madrugadas de quarta, quinta e sexta, entretanto não são projetadas mínimas muito baixas porque haverá nuvens na região e o ar frio não terá a mesma potência do Sul gaúcho.

Com mapas climáticos e informações da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Top Vidros e Ferragens!

Top Vidros e Ferragens!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Renegociação de Impostos!

Renegociação de Impostos!

Sorrifácil Santiago

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

EAD URI

EAD da URI Santiago com novidades!

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Fank Ótica, Joias e Relógios!

Bombachas Pampeiro

Colchões Pampeiro

Calçados Pampeiro

Damian Mercado Rural

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Santa Limpeza!

3e Gestão de Pessoas

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

SUPERA Santiago

Guia Santiago!

Imembuí Microfinanças

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias