Virada do Mês terá muita chuva para aliviar estiagem Postado terça-feira, 28 de setembro de 2021 ás 21:05


A virada do mês será marcada por umidade, chuva e temporais na transição de setembro para outubro no Sul do Brasil. A instabilidade deve ganhar força entre quinta e sexta-feira com chuva mais volumosa e a perspectiva de tempestades localizadas que podem trazer vento forte e granizo. A chuva deve atingir os três estados do Sul com os maiores volumes no Rio Grande do Sul no dia 30 e em Santa Catarina e no Paraná no dia 1º.

Muitas nuvens persistem nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul com período de nublado a encoberto em diversas regiões e que podem trazer chuva ou garoa em diferentes pontos, especialmente na primeira metade do dia. Mesmo assim, aberturas de sol ocorrem durante o dia em diversas áreas do Estado, como o Oeste e o Noroeste. A temperatura, por conta da presença de muitas nuvens, não se eleva muito, mas as máximas serão mais altas que as de hoje, o que vai proporcionar uma tarde de temperatura agradável no Rio Grande do Sul.

A instabilidade nesta quarta-feira atinge ainda a maioria das cidades de Santa Catarina com a chuva se concentrando principalmente entre a madrugada e o período da manhã. No decorrer do dia, o sol deve aparecer com nuvens em diversas localidades catarinenses, mas alguns pontos ainda podem ter instabilidade na segunda metade da quarta-feira. A chuva deve atingir ainda algumas localidades do Paraná, entretanto com baixos volumes à medida que a instabilidade deve enfraquecer muito ao se deslocar para o território paranaense, onde a quarta deve ser de nuvens e nuvens com aumento de nebulosidade na maior parte das cidades.

Na quinta, o sol chega a aparecer com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul, porém a nebulosidade aumenta bastante no decorrer do dia e o tempo se instabiliza em todas as regiões. A chuva será mais volumosa do Centro para o Norte gaúcho. Dados analisados pela MetSul indicam alto risco de temporais isolados na quinta na Metade Norte gaúcha com possibilidade de ocorrências localizadas de vento forte e granizo. A chuva da quinta atinge ainda a maioria das regiões de Santa Catarina e parte menor do Paraná.

Na sexta, o dia começa com chuva na Metade Norte gaúcha e o tempo depois melhora, uma vez que a instabilidade deve se deslocar para Norte, impulsionada por uma massa de ar frio. Com isso, a chuva aumenta bastante em Santa Catarina e no Paraná, devendo alcançar todas as regiões catarinenses e a grande maioria das cidades paranaenses. Alerta-se que a chuva será localmente forte a intensa com altos volumes principalmente em parte de Santa Catarina. Os dois estados têm ainda risco de temporais isolados.

O fim de semana começa com chuva em diferentes regiões de Santa Catarina e do Paraná no sábado com os maiores volumes no estado paranaense. Parte do Rio Grande do Sul deve ter também instabilidade em algumas horas do dia, especialmente áreas mais ao Norte e Oeste. Já o domingo deve ter muita chuva no Paraná com precipitações localmente torrenciais, muitos raios e altos acumulados de precipitação que em algumas cidades podem ficar perto ou acima de 100 mm em 24 horas.

Com mapa climático e informações da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Top Vidros e Ferragens!

Top Vidros e Ferragens!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Renegociação de Impostos!

Renegociação de Impostos!

Sorrifácil Santiago

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

EAD URI

EAD da URI Santiago com novidades!

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Fank Ótica, Joias e Relógios!

Bombachas Pampeiro

Colchões Pampeiro

Calçados Pampeiro

Damian Mercado Rural

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Santa Limpeza!

3e Gestão de Pessoas

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

SUPERA Santiago

Guia Santiago!

Imembuí Microfinanças

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias