Excelente notícia: Semana de chuva com altos volumes no Sul Postado domingo, 23 de janeiro de 2022 ás 13:29

As informações e os mapas climáticos são da MetSul Meteorologia em matéria do meteorologista Luiz F. Nachtigall.


A semana que começa promete não apenas trazer alívio para milhões de pessoas que enfrentam temperatura extrema pela onda de calor e sofrem com o período excepcionalmente quente que dura duas semanas. O alívio também virá para o campo, onde lavouras estão sendo dizimadas pela seca e o calor extremo com perdas imensas – quase totais em alguns municípios – na produção de milho e que são cada vez piores na cultura de soja. Mais de 300 municípios estão em situação de emergência pela estiagem no Rio Grande do Sul e a seca traz prejuízos de dezenas de bilhões de reais nos três estados do Sul com o comprometimento da safra de verão, a principal do ano.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para sete dias do modelo meteorológico alemão Icon (disponível para assinantes). O modelo projeta acumulados de 50 mm a 75 mm para muitas áreas do Sul do Brasil com acumulados pontuais de 100 mm a 200 mm. 

Deve chover todos os dias desta semana no Sul do Brasil, o que não significa que numa cidade em específico se preveja precipitação para todos os dias desta semana. Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva diárias do modelo Icon para segunda, terça, quarta e quinta-feira desta semana.


Entre hoje e quarta-feira, a chuva será muito irregular no Sul do país e será trazida pela combinação de ar quente e úmido que gera convecção (movimento ascendente do ar que forma nuvens) com pancadas e temporais isolados principalmente da tarde para a noite. Embora não seja instabilidade generalizada, alguns locais podem receber altos volumes em curto período por nuvens muito carregadas. Há ainda o risco de tempestades localizadas devido ao forte calor. Alguns destes temporais muito isolados podem ser fortes a severos com vendavais, granizo e potencial de danos. 

Entre quarta e quinta, a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil trará chuva mais ampla e generalizada, a despeito de enorme variabilidade de volumes de um ponto para o outro. No avanço do sistema frontal podem ocorrer episódios de chuva localmente forte a torrencial com elevados volumes em curto período que podem gerar alagamentos, além de temporais isolados com risco de vendavais e granizo. 

No final da semana, entre sexta e sábado, a maior parte do Rio Grande do Sul deve ter tempo firme com sol, nuvens e temperatura mais agradável. Algumas áreas do Norte e do Nordeste gaúcho, entretanto, ainda podem registrar maior presença de nuvens e instabilidade.

Em Santa Catarina e em especial no Paraná os maiores e mais generalizados volumes de chuva são esperados entre quinta e o sábado. Aliás, desde já fica o alerta que entre o final desta semana e o começo da semana que vem pode chover excessivamente em diversas áreas do Paraná, incluindo a região de Curitiba, com marcas de até 150 mm a 200 mm em alguns pontos e possivelmente superiores em algumas localidades, o que pode trazer alagamentos e mesmo inundações.

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Siga o Blog no Facebook!

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias