Semana termina com mais chuva e chegada de ar frio Postado sexta-feira, 11 de março de 2022 ás 02:04
Instabilidade vai se concentrar entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná enquanto ar mais frio avança a partir do Sul
A chuva continua nesta sexta-feira, 11, no Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul Meteorologia. Os volumes devem ser ainda maiores, principalmente onde choveu pouco. Parte do Estado teve chuva acima dos 100 milímetros, enquanto outros lugares tiveram abaixo e 50 e até menos de 20 milímetros.
A sequência da chuva, mais direcionada com maiores volumes na Serra, Norte e Nordeste do Estado, é consequência e uma frente fria associada a um ciclone extratropical na altura das Ilhas Malvinas. Trata-se de um sistema intenso e que chamou atenção nas imagens de satélite.
Isso porque a instabilidade se intensifica nesta sexta na Metade Norte enquanto na Metade Sul a instabilidade cede e cessa com o avanço de ar mais seco e frio. No começo da próxima semana, enquanto a maioria das regiões gaúchas vão estar com tempo firme, áreas de instabilidade vão trazer mais nuvens e chuva para pontos do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul.
Por isso, entre domingo e segunda-feira espera-se a ocorrência de chuva e garoa em áreas como o Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte. A chuva, isoladamente, poderá ser até forte. No Oeste, no Centro e no Sul gaúcho o tempo seco vai predominar no começo da próxima semana.
Com a chuva já ocorrida nos primeiros dez dias de março e o que se prevê para o restante do mês, que ainda tem 20 dias, março deve terminar com chuva próxima ou acima da média na maioria das cidades gaúchas, o que diante da continuidade do fenômeno La Niña e meses seguidos de precipitação abaixo da média histórica em muitas cidades é uma excelente notícia. É um mínimo de redução do déficit hídrico bem-vindo diante da perspectiva de a chuva seguir irregular nos próximos meses e abaixo dos padrões históricos em diversas áreas.
AR MAIS FRIO CHEGA NESTA SEXTA-FEIRA
Uma massa de ar mais frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, trazendo um dia de temperatura amena a agradável em todas as regiões. A sequência de dias quentes e abafados chega ao fim, finalmente, e a sexta terá máximas baixas para o mês de março no estado gaúcho.
A previsão é de máximas abaixo dos 25ºC em grande parte do território gaúcho e em algumas cidades da Serra e dos Aparados os termômetros sequer podem alcançar os 20ºC. No Oeste e no Sul, com a esperada melhora do tempo, as máximas podem se elevar um pouco mais em alguns municípios, mas ainda assim serão agradáveis.
O ar mais frio será sentido principalmente no Sul gaúcho nas mínimas com marcas em diversas cidades da região e da Campanha de 10ºC a 13ºC no amanhecer do sábado.
Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o efeito do ar frio será mais percebido nas máximas menores durante os próximos dias que tendem a ser agradáveis e com marcas à tarde abaixo do normal para esta época do ano.
Informações e mapas climáticos: MetSul Meteorologia.
Postar um comentário