Semana termina com mais chuva e chegada de ar frio Postado sexta-feira, 11 de março de 2022 ás 02:04

Instabilidade vai se concentrar entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná enquanto ar mais frio avança a partir do Sul


A chuva continua nesta sexta-feira, 11, no Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul Meteorologia. Os volumes devem ser ainda maiores, principalmente onde choveu pouco. Parte do Estado teve chuva acima dos 100 milímetros, enquanto outros lugares tiveram abaixo e 50 e até menos de 20 milímetros.

A sequência da chuva, mais direcionada com maiores volumes na Serra, Norte e Nordeste do Estado, é consequência e uma frente fria associada a um ciclone extratropical na altura das Ilhas Malvinas. Trata-se de um sistema intenso e que chamou atenção nas imagens de satélite.

Isso porque a instabilidade se intensifica nesta sexta na Metade Norte enquanto na Metade Sul a instabilidade cede e cessa com o avanço de ar mais seco e frio. No começo da próxima semana, enquanto a maioria das regiões gaúchas vão estar com tempo firme, áreas de instabilidade vão trazer mais nuvens e chuva para pontos do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul.

Por isso, entre domingo e segunda-feira espera-se a ocorrência de chuva e garoa em áreas como o Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte. A chuva, isoladamente, poderá ser até forte. No Oeste, no Centro e no Sul gaúcho o tempo seco vai predominar no começo da próxima semana.

Com a chuva já ocorrida nos primeiros dez dias de março e o que se prevê para o restante do mês, que ainda tem 20 dias, março deve terminar com chuva próxima ou acima da média na maioria das cidades gaúchas, o que diante da continuidade do fenômeno La Niña e meses seguidos de precipitação abaixo da média histórica em muitas cidades é uma excelente notícia. É um mínimo de redução do déficit hídrico bem-vindo diante da perspectiva de a chuva seguir irregular nos próximos meses e abaixo dos padrões históricos em diversas áreas.

AR MAIS FRIO CHEGA NESTA SEXTA-FEIRA


Uma massa de ar mais frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, trazendo um dia de temperatura amena a agradável em todas as regiões. A sequência de dias quentes e abafados chega ao fim, finalmente, e a sexta terá máximas baixas para o mês de março no estado gaúcho.

A previsão é de máximas abaixo dos 25ºC em grande parte do território gaúcho e em algumas cidades da Serra e dos Aparados os termômetros sequer podem alcançar os 20ºC. No Oeste e no Sul, com a esperada melhora do tempo, as máximas podem se elevar um pouco mais em alguns municípios, mas ainda assim serão agradáveis. 

O ar mais frio será sentido principalmente no Sul gaúcho nas mínimas com marcas em diversas cidades da região e da Campanha de 10ºC a 13ºC no amanhecer do sábado.

Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o efeito do ar frio será mais percebido nas máximas menores durante os próximos dias que tendem a ser agradáveis e com marcas à tarde abaixo do normal para esta época do ano.

Informações e mapas climáticos: MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Limpeza doméstica, comercial e industrial!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Sorrifácil Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Loja Kamaleão Kids

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Imembuí Microfinanças

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias