A atmosfera vai estar muito instável entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre esta segunda-feira (25) e a quinta (28) com condições extremamente favoráveis à ocorrência de fortes a intensos temporais isolados, alguns severos, com potencial elevado de causar estragos por granizo e vendavais.

PRIMEIROS TEMPORAIS COMEÇAM HOJE À NOITE

As condições atmosféricas vão começar a se deteriorar rapidamente entre o final do dia de hoje e a madrugada da segunda-feira no Centro da Argentina e no Uruguai com a formação de intensas áreas de instabilidade com chuva localmente forte e temporais fortes a severos com potencial de granizo e vendavais localizados.

O gatilho para a instabilidade será uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que vai transportar ar muito quente para as latitudes médias da América do Sul, inicialmente para o Centro da Argentina e o território uruguaio. Com o padrão divergente de vento acentuado, não se pode afastar o risco de episódios isolados de vento muito localizado e destrutivo, especialmente no Uruguai.

No decorrer da segunda-feira, a instabilidade do Uruguai avança para o Rio Grande do Sul e vai atingir principalmente o Oeste e o Sul gaúcho, afetando mais tarde o Centro do Estado rumo ao final do dia. É alto o potencial para temporais isolados com granizo de variado tamanho e vendavais localizados. Na maioria das áreas da Metade Norte, a segunda-feira será de sol com aumento de nuvens.

TERÇA-FEIRA DE MAIS TEMPORAIS

Chove na maior parte do Rio Grande do Sul na terça-feira com a instabilidade mais generalizada entre a madrugada e de manhã. Na segunda metade do dia, o tempo começa a abrir no Oeste com advecção de ar muito quente enquanto na Metade Leste o tempo segue instável.

Permanece o risco de temporais isolados, seja por vento ou granizo, assim como em pontos isolados do Centro da Argentina e do Uruguai. No Centro da Argentina, principalmente, será alto o potencial para tempestades severas da tarde para a noite e que podem trazer granizo de variado tamanho e vento destrutivo localizado.

QUARTA-FEIRA DE TEMPESTADES SEVERAS

Cenário perigoso de tempo severo vai se estabelecer na quarta-feira, quando uma corrente de jato em baixos níveis vai ganhar muita força entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo ar muito quente e gerando um padrão divergente de vento muito acentuado.

O sol predomina na maior parte do Rio Grande do Sul durante a quarta-feira e vai fazer muito calor com máximas acima de 35ºC em alguns municípios, mas o tempo tende a se instabilizar com chuva e temporais principalmente nas Metades Oeste e Sul do estado.

No Centro argentino e no Uruguai, a instabilidade atingirá com muita força diversas cidades, podendo se produzir temporais severos e destrutivos em algumas localidades. A pressão atmosférica vai cair a valores de 995 hPa a 997 hPa na quarta na região da província de Buenos Aires com um jato intenso e ar quente em camadas baixas da atmosfera com altas taxas de instabilidade atmosférica.

CHUVA SE ESPALHA NA QUINTA-FEIRA

A instabilidade vai alcançar grande parte do Rio Grande do Sul na quinta-feira que terá aumento de nuvens e não repetirá o calor da véspera. Partes do estado gaúcho podem ter chuva localmente forte e as condições vão seguir propícias a temporais isolados de vento forte e granizo.

A matéria completa, com mapas meteorológicos e mais dados, pode ser acessado no Site da MetSul Meteorologia, CLICANDO AQUI.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias