Edegar Pretto destacou as duas áreas como temas urgentes e relevantes, em plenária do PT em Santa Maria. O evento marcou a instalação da coordenação regional de pré-campanha, nas regionais Centro e Vale do Jaguari


Num encontro político com cerca de 400 pessoas no Clube Comercial de Santa Maria, Edegar Pretto e o Partido dos Trabalhadores (PT) inauguraram mais um importante núcleo que vai organizar a sua pré-campanha e a de Lula no Rio Grande do Sul. A Região Central do estado, em especial o município de Santa Maria, é um importante polo para a saúde e a educação. O pré-candidato recebeu documentos formalizando as principais demandas dos dois setores. Para ele, é necessário ter muito foco e sensibilidade para lidar com áreas tão importantes e que vêm sofrendo graves consequências por falta de investimentos públicos.

“A saúde e a educação são duas áreas vitais para a nossa população e não podem ser negligenciadas da forma que vem ocorrendo nos últimos anos. Por isso eu recebo essas solicitações com muita responsabilidade, porque sabemos que é possível investir em políticas públicas e mudar a realidade que estamos vivendo, para melhor. Os homens e mulheres desse estado estão preocupados com o futuro dos seus filhos, que precisam de uma escola de qualidade, em termos de conteúdo e de estrutura. Já na saúde, não podemos mais tolerar que na hora da doença, quando o cidadão está mais fragilizado, tenha ainda que esperar meses por uma consulta com um especialista, por um exame, uma cirurgia”, enfatizou Pretto.

Paulo Conceição, da coordenação do PT na Região Centro, disse que uma das principais lutas é para que o Hospital Regional possa funcionar plenamente. “Precisamos de atendimento nas especialidades para desafogar questões que são encaminhadas para hospitais distantes, como Uruguaiana e Rio Grande. Também temos a Casa de Saúde, que se tornou municipal, na gestão do PT. Este hospital atende mais de 40 municípios aqui da região e precisa de mais atenção”, relatou.

A pauta da saúde foi entregue ao pré-candidato pelo Comitê de Luta em Defesa da Saúde de Santa Maria, por Sueli Goi Barrios, que é do Conselho Nacional de Saúde. “Quando a gente fala em saúde, a gente fala da vida e não existe nada mais importante do que um governo democrático e popular defender a vida”, argumentou. Entre as solicitações, está a defesa intransigente do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a sua grandeza, sobretudo nos piores momentos da pandemia, e observando que, se não fosse o SUS, muitas outras vidas teriam sido perdidas. O pedido também reforçou a importância de fortalecer as coordenadorias regionais de saúde, como espaços de articulação e de planejamento junto com gestores dos municípios, com os trabalhadores e trabalhadoras de saúde e com as pessoas que utilizam o sistema de saúde pública.

Já os temas da educação foram levados a Edegar Pretto pela professora Cleonice Dornelles Fialho, da Setorial de Educação do PT de Santa Maria. O documento aponta os maiores desafios do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul, após um desmonte no sistema de educação que ocorreu, em grande parte, pelos cortes de orçamento dos governos. Pede também o resgate do Plano Nacional de Educação e dos planos estaduais e municipais. Outra grande demanda, é para que seja colocada em prática a educação de tempo integral, com instituições que tenham jornadas entre seis e sete horas para crianças e adolescentes. “Nós precisamos reverter toda essa situação de desmantelamento da educação, para conseguir nos colocar no patamar dos outros países, pois qualquer país da América Latina já conseguiu se colocar num nível de educação muito melhor do que o nosso”, alertou Cleonice.

Entre outras demandas, a pauta da educação também solicita mais valorização para os profissionais e o resgate da cultura afrodescendente e da cultura indígena dentro das escolas. Além disso, o documento salienta a importância de a educação ser resgatada como um direito do povo e um dever do Estado, com escolas que desenvolvam o pensamento crítico, criativo e produtivo. Outro desafio são os investimentos para o desenvolvimento da ciência, da pesquisa e da tecnologia. “O município de Santa Maria é uma referência em função da universidade federal, a UFSM. Mas, além disso, aqui também tem uma série de escolas técnicas, que precisam da atenção do poder público”, concluiu Paulo Conceição.

Pré-campanha de Lula e Pretto no estado

O Partido dos Trabalhadores está instalando as coordenações regionais de pré-campanha nas suas 28 regionais no estado. Esta é uma etapa importante para organizar e potencializar a pré-campanha de Edegar Pretto e Lula para as eleições de 2022. A principal tarefa dessas coordenações é organizar assembleias populares nas regiões para, em conjunto com as comunidades, reunir subsídios para o Programa de Governo do pré-candidato gaúcho. Nesta semana, Pretto se reuniu com o ex-presidente, que confiou a ele a tarefa de preparar a sua vinda ao RS na segunda quinzena de maio.

O encontro em Santa Maria contou com a presença de duas importantes lideranças do PT, e filhos da região. O presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci de Oliveira, e o presidente do partido no RS, deputado federal Paulo Pimenta. “Sem dúvida nenhuma, este foi mais um grande passo na construção, absolutamente democrática, com muita participação da coordenação e do início da grande vitória do companheiro Edegar Preto, em direção à conquista do governo do Rio Grande do Sul”, disse Valdeci. Já Pimenta, falou da energia positiva do momento. “É muita força. Isso mostra um grande apoio ao Edegar Pretto na Região Centro e no Vale do Jaguari. Essa região confia muito, precisa muito do Edegar. Eu tenho certeza que foi um grande ato político realizado aqui. É o Lula e o Edegar”, exclamou.

“Eu saio de Santa Maria emocionado, com o carinho da recepção. Eu tenho relações nessa região desde a época do meu saudoso pai, Adão Pretto. Para além dos partidos políticos tenho aqui relações fraternas e de amizade. Uma multidão de companheiros e companheiras me recebeu no clube e isso me dá muita energia e a confirmação de que estamos no caminho certo. A partir dessa coordenação instituída hoje, nós teremos uma grande mobilização na região, com tarefas definidas para cada um e cada uma. Assim, nós vamos dialogar, com muito respeito, com a sociedade”, avaliou o pré-candidato.

Pretto vem percorrendo o estado desde setembro do ano passado, num diálogo direto com diversas áreas que são vitais para o desenvolvimento regional. Entre os principais contatos estão hospitais, universidades, escolas técnicas e de educação básica, setores produtivos, cooperativas, movimentos sociais, entre outros.

Também estiveram presentes no encontro petista deste sábado, vereadores e vereadoras, dirigentes do PCdoB, de sindicatos, de movimentos populares, militantes e apoiadores das duas regiões, além de pré-candidatos e pré-candidatas ao parlamento gaúcho e federal.

Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Edegar Pretto.

2 Responses so far.

  1. o pt tem que apoiar o beto na cabeça de chapa e o edegar ser seu vice. é o único jeito de ganhar.

  2. Este partido é uma quadrilha. Deveria ser extinto.

Siga o Blog no Facebook!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Novidade em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Sorrifácil Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Ucha Leilões!

Prioridade 10: Tito Beccon (Centro de Santiago)

Filtro de ar Esterilix!

Filtro de ar Esterilix!

Registre Sua Marca!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Imembuí Microfinanças

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias