Ar polar começa a ingressar no RS e trará noites geladas Postado segunda-feira, 30 de maio de 2022 ás 01:05

Massa de ar frio de origem polar começa a derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul e o frio terá seu ápice na terça, destaca a MetSul Meteorologia.


Frio e intenso é que o espera os gaúchos neste fim de maio. A primeira metade desta semana vai ser invernal com temperatura muito baixa no Rio Grande do Sul, estado que mais será afetado pela massa de ar polar que gradualmente começa a ingressar no território gaúcho e já traz a melhora do tempo na noite deste domingo com a chegada do ar mais seco e gelado no Oeste, em parte do Centro e no Sul do Estado.

Os mais recentes dados, a partir de análise dos modelos numéricos deste domingo, aumentaram a intensidade do frio para o Rio Grande do Sul. A parte mais intensa, o núcleo da massa de ar polar, vai atuar no Centro da Argentina e no Uruguai, mas vai tangenciar parte do estado gaúcho e atingirá áreas como a Metade Sul. 

A MetSul uma vez mais reitera que esta incursão de ar polar não é tão abrangente como a que se verificou na terceira semana deste mês, com frio na maioria dos estados brasileiros, e que desta vez a influência do ar frio vai se limitar mais ao Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, uma vez que o Paraná terá muita chuva ao longo desta semana com o ar frio bloqueado pela grande massa de ar seco no Brasil Central.

PORTO ALEGRE PODE TER A MÍNIMA DO ANO ATÉ AGORA 

A massa de ar frio que começa a ingressar já derruba a temperatura em parte do Rio Grande do Sul. Às 18h deste domingo, estações da Metade Sul gaúcha já registravam frio, uma vez que o ar frio está ingressando com uma trajetória mais de Sul que pelo Oeste. Fazia no horário 11,3ºC em Encruzilhada do Sul e Livramento, 11,9ºC em Rio Grande, 12,0ºC em Caçapava do Sul, 12,1ºC em Jaguarão e 12,2ºC em Camaquã.

O Oeste, o Centro, o Sul e a Campanha devem ser as regiões que terão o maior impacto desta nova incursão de ar frio no Sul do Brasil. Cidades da fronteira com o Uruguai e da Campanha vão registrar as menores mínimas neste episódio de ar frio com sucessivas madrugadas de muito baixa temperatura enquanto nos Aparados da Serra, que pela maior altitude costuma ser a área mais fria do Estado, somente a madrugada da terça deve ter tempo mais aberto que permita mínimas muito baixas.

Na Campanha e fronteira com o Uruguai, todas as madrugadas da semana que começa vão ser frias, mas as mais geladas devem ser as desta segunda, terça e quarta. Os termômetros podem apontar em alguns pontos entre 0ºC e 2ºC no amanhecer da segunda, de 0ºC a 3ºC abaixo de zero no começo da terça e da quarta, entre 2ºC e 4ºC na madrugada da quinta pelo aumento das nuvens, e ao redor de 8ºC a 9ºC na sexta. Na Serra do Sudeste, o frio será muito intenso nas madrugadas de segunda a quarta com marcas que podem atingir valores tão baixos quanto 2ºC a 4ºC negativos nas áreas de Pedras, Altas, Pinheiro Machado e Morro Redondo.

Na área de Porto Alegre, a madrugada mais fria deve ser a da terça que pode trazer as mínimas do ano até agora na capital e região metropolitana. Os termômetros deverão indicar marcas na capital de 10ºC a 11ºC no amanhecer da segunda e 8ºC a 9ºC no final da segunda-feira, 5ºC a 6ºC no amanhecer da terça (pode ser a mínima do ano até agora na cidade), 7ºC na madrugada de quarta, e 12ºC ou 13ºC no começo da quinta e da sexta. Na terça, pontos da Grande Porto Alegre podem ter 2ºC a 3ºC nas menores mínimas do ano até agora.

Nos Campos de Cima da Serra, a única madrugada de frio mais intenso deve ser a da terça-feira, quando se espera que as mínimas muito baixas sejam mais generalizadas no Rio Grande do Sul. Pode fazer até -2ºC a 0ºC em algumas cidades. Na mesma madrugada da terça, as mínimas podem descer a 2ºC em Santa Maria e -1ºC a 1ºC em municípios do Noroeste e do Alto Jacuí. A região de Soledade pode descer a 2ºC abaixo de zero.

GEADA AMPLA NO COMEÇO DA TERÇA

As madrugadas frias vão trazer formação de geada no Rio Grande do Sul. A geada deve afetar mais o território gaúcho, uma vez que em Santa Catarina e no Paraná devem permanecer muitas nuvens e com chuva em diversas áreas. Os mapas abaixo mostram a projeções de geada do modelo WRF para esta segunda e a terça. As projeções de geada deste e outros modelos estão disponíveis ao assinante na seção de mapas.



Observa-se a tendência de a geada não ser generalizada no Sul do Brasil e afetar mais o Rio Grande do Sul. O dia com geada em maior número de localidades será a terça-feira, quando se espera tempo mais aberto e perfil mais seco da atmosfera no território gaúcho, antes da volta da nebulosidade em muitos municípios na quarta-feira, quando as nuvens podem permitir geada em várias cidades no começo da madrugada, mas que se dissiparia com o ingresso das nuvens.

TARDE SERÃO FRIAS COM O AR POLAR

A massa de ar frio será responsável ainda por tardes de temperatura baixa. Na região de Bagé, tanto nesta segunda como na terça as máximas à tarde devem ser de apenas 11ºC a 12ºC. Na quarta e na quinta, ao redor de 11ºC a 13ºC. Em Porto Alegre, 15ºC a 16ºC na segunda, 13ºC a 14ºC na terça mesmo com sol e tempo aberto, ao redor de 14ºC na quarta e na quinta, podendo aquecer mais na sexta. Na região de Caxias do Sul, as tardes de segunda a quinta devem ter 12ºC a 13ºC de máxima.

AR FRIO AFASTA A CHUVA

A Massa de ar seco e frio de origem polar toma conta do Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira e afasta a instabilidade que predominou com alta umidade por vários dias seguidos e que trouxe ainda temporais neste fim de semana. A nebulosidade diminui e o sol aparece em todas as regiões, apesar de que no começo do dia ainda haverá muitas nuvens e chance de precipitação em áreas do Norte e do Nordeste do Estado, onde o tempo melhora no decorrer do dia e o sol aparece em vários pontos já de manhã.

A segunda-feira começa gelado ao amanhecer no Oeste e no Sul gaúcho com geada em alguns pontos. Na Metade Sul, faz frio o dia todo com máximas baixas à tarde mesmo com sol. Na Metade Norte, a tarde é amena e as mínimas da segunda-feira ocorrem à noite, no fim do dia, quando faz muito frio.

PARA SANTIAGO, TEMPERATURA ENTRE 1ºC e 15ºC.


Com informações e imagens do site da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Frango do Potchê Santiago!

Frango do Potchê Santiago!
Peça No Delivery In Box ou WhatsApp (55) 9689-8228

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Ucha Leilões!

Prioridade 10: Tito Beccon (Centro de Santiago)

Filtro de ar Esterilix!

Filtro de ar Esterilix!

Sorrifácil Santiago

Registre Sua Marca!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Imembuí Microfinanças

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias