Centro de Práticas Veterinárias Antônio Vivaldino Bonotto é inaugurado na URI Postado sábado, 7 de maio de 2022 ás 20:33
Momentos de emoção não faltaram na inauguração do Centro de Práticas Veterinárias Antônio Vivaldino Bonotto, na quarta-feira (4), em evento organizado pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Câmpus Santiago.
Um desses momentos constituiu-se na homenagem feita pelo primeiro coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Olívio Bochi Brum, ao senhor Antônio Vivaldino Bonotto, agropecuarista que doou a área onde hoje é a instituição. Na presença dos familiares do homenageado, falecido no ano de 2020, Brum fez um retrospecto de sua vida, emocionando a plateia, formada por autoridades acadêmicas, civis e militares, bem como alunos, funcionários e professores. O docente comentou que no próximo dia 9 de maio, Vivaldino estaria completando 90 anos. “Uma vida dedicada ao trabalho, nutrindo o sonho de vencer na vida”. Lembrou que os dirigentes da universidade visitaram Bonotto, no ano de 2020, quando entregaram o convite para dar nome ao CPV, o que ele disse ser “uma honra”.
Quem abriu as falas da noite foi a Diretora Geral da URI Santiago, professora Michele Noal Beltrão. Começou com a gratidão à família Bonotto e fez um amplo agradecimento a todas as pessoas que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento da universidade. “Com estes agradecimentos vêm também os parabéns por este momento, por estarmos no sétimo semestre do curso e galgando espaços, a partir dos esforços dos professores junto aos acadêmicos, que já engrandecem a área da Medicina Veterinária”.
Em seu pronunciamento, a coordenadora, professora Monique Togni Martins, mencionou a pandemia, já que o curso foi implantado no ano de 2019 e, em março de 2020, a mesma foi declarada mundialmente. “Como ensinar os alunos sobre anatomia, microbiologia, semiologia à distância? Não foi nada fácil e sabemos que ainda não é, pois ainda sentimos em nós, espaços vazios deixados pela pandemia”.
A reinvenção, atitude que esteve em vários segmentos, especialmente na educação, mostrou a que veio! A docente disse que o curso não parou nunca. “Buscamos sempre atuar presencialmente, quando isso era possível, realizar aulas práticas, organizar novos laboratórios, com muita luta, união, fé e coragem”. No decorrer, mais duas turmas ingressaram, o que faz hoje o curso ter mais de 200 acadêmicos. “Tudo sempre foi por vocês e para vocês, nossos queridos alunos”.
Por meio de diversas fotos, Monique apresentou ao público o bloco 2 do Centro de Práticas Veterinárias.
O evento abriu as comemorações dos 30 anos da URI Santiago. Saiba mais aqui.
Saiba mais sobre o Centro de Práticas Veterinárias aqui.
Postar um comentário