Previsão do Tempo: Feriadão começa instável e termina gelado Postado quarta-feira, 15 de junho de 2022 ás 19:55

A passagem de uma frente fria pelo Sul do país irá provocar temporais antes do retorno do frio e da geada, aponta a MetSul Meteorologia.


O tempo durante o feriadão de Corpus Christi terá três fases; a primeira relativamente quente antes da chuva, a instável com risco de temporais e a fria quando o ar polar retornar. Portanto, você que ainda não pegou a estrada e está preparando a sua mala não deixe de conferir a previsão do tempo para o período.

FASE QUENTE – PREDOMÍNIO DE SOL E AQUECIMENTO


A primeira vista o vento passa a ingressar do quadrante Norte/Noroeste e transporta ar mais quente nos baixos níveis da atmosfera para o Sul. Como resultado o ar mais abafado ajuda a atenuar a sensação de frio e deixa a tarde de quinta-feira muito agradável em toda a região. Ao mesmo tempo nevoeiros poderão se formar entre a madrugada e o começo da manhã em diversos municípios da Metade Leste do Sul e Sudeste.

Posteriormente a temperatura a tarde poderá oscilar entre 23 e 25°C entre o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Metade Sul e Oeste do Paraná. Na faixa Norte do Paraná a máxima poderá chegar perto de 30°C. No interior de São Paulo e Minas Gerais a previsão é de calor a tarde com máxima superior a 30°C. Já entre o Leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Leste de Minas Gerais a temperatura fica amena ao redor de 22 a 24°C.

Por outro lado, no fim da tarde as nuvens aumentam e poderão ocorrer as primeiras pancadas de chuva no Oeste do território gaúcho. Não se afasta chuva forte isolada.

FASE INSTÁVEL – CHUVA E TEMPORAIS


Por outro lado uma frente fria irá se formar durante a sexta-feira e poderá provocar temporais isolados no Sul do país. Então esse deverá ser o dia mais complicado para quem for feriadão porque além da chuva que atrapalha atividades ao ar livre, tem o risco de chuva forte e vendavais isolados.

Nesse interim a chuva começa pelo Rio Grande do Sul desde a madrugada e tende a se espalhar rapidamente por Santa Catarina e Paraná até o começo da tarde. Em contrapartida em São Paulo a expectativa é de a chuva chegar a noite nas cidades do Sul e Oeste. Ente Minas Gerais, Norte e Leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo o dia será proveitoso com previsão de sol e aquecimento. A temperatura poderá alcançar os 33°C no interior de Minas Gerais e São Paulo com projeção de 25 e 27°C no Leste da região.

FASE FRIA – NOVA MASSA DE AR POLAR A CAMINHO


Finalmente uma nova massa de ar de origem polar chega ao Rio Grande do Sul no sábado e propicia dia ensolarado com amanhecer frio. Como resultado a temperatura entra em declínio desde a madrugada com mínimas abaixo de 5°C em grande parte do Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai a temperatura poderá baixar de zero novamente. Entre Santa Catarina e Sul do Paraná a mínima baixa de 10°C. Entre Santa Catarina e Paraná o dia será úmido com variação de nuvens, limpando mais a noite. A tarde será muito fria entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul com máximas ao redor de 12°C.

Por outro lado a chuva toma conta de São Paulo com previsão de predomínio de nuvens e pancadas de chuva que tomam conta do Estado com menor variação térmica. Chove também no Sul do Rio de Janeiro. Nas demais regiões o tempo se mantém firme e quente a tarde.

No domingo, o frio se intensifica sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com previsão de temperatura ao redor de zero e negativa em diversas cidades gaúchas e trechos de Serra no estado vizinho. Há potencial para formação de geada. Durante a tarde o sol predomina e a temperatura fica amena ao redor de 18°C. A instabilidade volta a levar chuva para o Paraná com menor oscilação térmica.

Já no Sudeste a chuva perde força com expectativa apenas de garoa em parte do Leste de São Paulo e Sul do Rio de Janeiro. Em grande parte da região o sol predomina e a temperatura sobe gradativamente a tarde.

PARA SANTIAGO


Mapas climáticos e previsão completa da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias