Umidade extrema: como diminuir os efeitos em ambientes fechados Postado segunda-feira, 6 de junho de 2022 ás 20:38


Nos últimos dias, os panos se tornaram companheiros indispensáveis a todo morador de casa ou apartamento, graças à umidade relativa do ar a níveis extremos que obriga à secagem constante dos ambientes, especialmente chão e paredes. Mas, em ambientes fechados, pouco adianta qualquer esforço de limpeza, já que o clima nublado e chuvoso traz de volta aquela camada indesejável de água que teima em retornar.

De acordo com a MetSul Meteorologia, no último domingo, a maioria dos municípios gaúchos registrou índices de umidade entre 95% e 100%. Ainda conforme a MetSul, não são incomuns dias úmidos neste período do ano. Junho é o mês com o maior número de frentes quentes no Estado, como são chamados os bolsões de ar quente que avançam sobre o ar frio, ocasionando também neblina, nevoeiro e chuva. Em Porto Alegre, o mês atual costuma ter a maior umidade relativa do ar média no ano, com 82,8%, segundo as estatísticas climatológicas do período entre 1991 e 2020.

O arquiteto, urbanista e professor da graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, Alexandre Bento, comenta que um bom projeto arquitetônico pode evitar que problemas do tipo aconteçam, e sem contar que a umidade pode deteriorar móveis mais rapidamente. “Se o problema já está configurado, a correção é mais complicada. Pode haver uma falha na impermeabilização na residência, pois, às vezes, é feita uma estrutura de reboco muito fina, ou blocos que não fazem uma boa vedação”, afirma ele.

Conforme ele, a umidade no interior de uma casa pode estar relacionada à condensação muito rápida do ambiente. “Quando o tempo muda rapidamente, de quente passando para úmido, às vezes o ambiente interno tem maior temperatura do que o externo, e a condensação vai para a superfície”, explica ele. “Pense em um banheiro com pouca ou nenhuma ventilação: ele superaquece enquanto o chuveiro está ligado com água em altas temperaturas, e a tendência é que a umidade na forma de vapor fique retida nas paredes”.

Dicas para espantar a umidade

- Se é um novo projeto, consulte um arquiteto que possa calcular, por exemplo, o lado em que haverá insolação na residência. Mais sol significa menos umidade.

- Evitar colocar armários colados à parede, especialmente se os móveis são de materiais como MDF ou MDP, que são “resíduos de madeira com resina”, diz Alexandre. A circulação de ar ajuda a não haver acúmulo de umidade, e, por consequência, mofo;

- Adquira um desumidificador ou um ar-condicionado com função de desumidificar (“dry” em alguns modelos). “Ele atua como uma estufa, retirando umidade do ar”, explica o professor;

- Pinte a parede em questão com tinta antimofo, disponível no mercado em diversas marcas. Ela cria uma película e evita que o clima úmido de fora aceda ao interior, especialmente em paredes porosas que naturalmente absorvem melhor a água, como madeira.

Fonte: Correio do Povo com informações da MetSul Meteorologia e Foto: Alina Souza.

Siga o Blog no Facebook!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Limpeza doméstica, comercial e industrial!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Sorrifácil Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Loja Kamaleão Kids

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Imembuí Microfinanças

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias