Umidade extrema: como diminuir os efeitos em ambientes fechados Postado segunda-feira, 6 de junho de 2022 ás 20:38


Nos últimos dias, os panos se tornaram companheiros indispensáveis a todo morador de casa ou apartamento, graças à umidade relativa do ar a níveis extremos que obriga à secagem constante dos ambientes, especialmente chão e paredes. Mas, em ambientes fechados, pouco adianta qualquer esforço de limpeza, já que o clima nublado e chuvoso traz de volta aquela camada indesejável de água que teima em retornar.

De acordo com a MetSul Meteorologia, no último domingo, a maioria dos municípios gaúchos registrou índices de umidade entre 95% e 100%. Ainda conforme a MetSul, não são incomuns dias úmidos neste período do ano. Junho é o mês com o maior número de frentes quentes no Estado, como são chamados os bolsões de ar quente que avançam sobre o ar frio, ocasionando também neblina, nevoeiro e chuva. Em Porto Alegre, o mês atual costuma ter a maior umidade relativa do ar média no ano, com 82,8%, segundo as estatísticas climatológicas do período entre 1991 e 2020.

O arquiteto, urbanista e professor da graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, Alexandre Bento, comenta que um bom projeto arquitetônico pode evitar que problemas do tipo aconteçam, e sem contar que a umidade pode deteriorar móveis mais rapidamente. “Se o problema já está configurado, a correção é mais complicada. Pode haver uma falha na impermeabilização na residência, pois, às vezes, é feita uma estrutura de reboco muito fina, ou blocos que não fazem uma boa vedação”, afirma ele.

Conforme ele, a umidade no interior de uma casa pode estar relacionada à condensação muito rápida do ambiente. “Quando o tempo muda rapidamente, de quente passando para úmido, às vezes o ambiente interno tem maior temperatura do que o externo, e a condensação vai para a superfície”, explica ele. “Pense em um banheiro com pouca ou nenhuma ventilação: ele superaquece enquanto o chuveiro está ligado com água em altas temperaturas, e a tendência é que a umidade na forma de vapor fique retida nas paredes”.

Dicas para espantar a umidade

- Se é um novo projeto, consulte um arquiteto que possa calcular, por exemplo, o lado em que haverá insolação na residência. Mais sol significa menos umidade.

- Evitar colocar armários colados à parede, especialmente se os móveis são de materiais como MDF ou MDP, que são “resíduos de madeira com resina”, diz Alexandre. A circulação de ar ajuda a não haver acúmulo de umidade, e, por consequência, mofo;

- Adquira um desumidificador ou um ar-condicionado com função de desumidificar (“dry” em alguns modelos). “Ele atua como uma estufa, retirando umidade do ar”, explica o professor;

- Pinte a parede em questão com tinta antimofo, disponível no mercado em diversas marcas. Ela cria uma película e evita que o clima úmido de fora aceda ao interior, especialmente em paredes porosas que naturalmente absorvem melhor a água, como madeira.

Fonte: Correio do Povo com informações da MetSul Meteorologia e Foto: Alina Souza.

Siga o Blog no Facebook!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Frango do Potchê Santiago!

Frango do Potchê Santiago!
Peça No Delivery In Box ou WhatsApp (55) 9689-8228

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Ucha Leilões!

Prioridade 10: Tito Beccon (Centro de Santiago)

Filtro de ar Esterilix!

Filtro de ar Esterilix!

Sorrifácil Santiago

Registre Sua Marca!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Imembuí Microfinanças

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias