Redes sociais, eleições e fake news! Postado terça-feira, 16 de agosto de 2022 ás 09:31

Artigo escrito pelo advogado Saymon Leão, da Área Digital e Proteção de Dados do escritório SCA - Scalzilli Althaus.
 

Outubro de 2022 se aproxima e, com ele, a preocupação sobre a divulgação das tão temidas fake news nas redes sociais. O período eleitoral exigirá uma parcela extra de cuidado de todos os envolvidos no processo, ainda mais considerando a polarização que vivenciamos no país.

A capacidade de disseminação das plataformas vem sendo utilizada deliberadamente para compartilhar notícias e informações falsas, intencionalmente deturpadas com um objetivo definido. O conteúdo, disseminado em redes como Facebook, WhatsApp, Telegram e outros aplicativos, ressoa também em veículos tradicionais como jornais, rádio e televisão, que acabam por também transmitir informações manifestamente errôneas ou carregadas de falhas e defeitos.

Soma-se a isso uma estratégia que ficou evidente nas eleições de 2018: a contratação de empresas que possibilitam o acesso a sistemas automatizados (robôs) para o envio de mensagens em massa, sem a mínima preocupação em conferir a idoneidade desses conteúdos — ou mesmo cientes de serem fake news.

Não bastasse a omissão na checagem dessas mensagens, há também o uso de ferramentas de microtargeting, ou seja, a utilização de algoritmos em larga escala para identificar o público-alvo e coletar seus dados. Assim, as empresas conseguem decifrar e identificar características de foro íntimo dos titulares, traçando um perfil psicológico e, com isso, definir a melhor estratégia sobre a forma e teor das notícias a serem enviadas, criando uma falsa familiaridade com a pessoa afetada.

Em muitos casos, o cidadão impactado não se dá conta disso, crendo que a notícia é verdadeira. Fato que, inclusive, motivou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a se posicionar com a Resolução 23.610/2019, enquadrando o impulsionamento de propaganda eleitoral e estipulando que é dever dos candidatos, partidos, federações e coligações monitorar e verificar a veracidade do conteúdo compartilhado.

Embora o ordenamento jurídico não conte com uma norma específica que regulamente a desinformação promovida pelas fake news, bem como reduzir seus impactos e incertezas geradas, a Lei Geral de Proteção de Dados deve ser uma aliada, especialmente para limitar o acesso aos dados pessoais dos eleitores. Ainda que caiba aos próprios atores eleitorais a consciência e preocupação sobre o conteúdo de campanha, veiculação e manipulação de dados dos votantes, o que se verifica é o repasse cada vez mais desmedido de notícias falsas, originadas, muitas vezes, por quem deveria combatê-lo.

Por isso, cabe a você, eleitor, ter discernimento e atenção ao utilizar suas redes sociais e compartilhar conteúdos que estejam viralizando. Confira a veracidade da mensagem e questione sempre sua intenção, mesmo que venha a partir de amigos ou familiares. Combater as fake news é ser um agente em defesa da cidadania e da democracia. 

Siga o Blog no Facebook!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Novidade em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Sorrifácil Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Ucha Leilões!

Prioridade 10: Tito Beccon (Centro de Santiago)

Filtro de ar Esterilix!

Filtro de ar Esterilix!

Registre Sua Marca!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Imembuí Microfinanças

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias