Dados da epharma mostram que, durante o primeiro semestre deste ano, o uso de medicamentos cresceu 33% em relação ao mesmo período do ano passado
 

O Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina, segundo informações do Ministério da Saúde. É também considerado o país com mais pessoas ansiosas do mundo. Dados do órgão apontam que a pandemia elevou a prevalência global de ansiedade e de depressão em 25%. 
 
O consumo de medicamentos para transtornos psíquicos aumentou, os antidepressivos e ansiolíticos tiveram um aumento em vendas nos últimos meses, segundo dados da epharma, plataforma pioneira em gestão de benefícios em medicamentos no Brasil. O levantamento revela que o uso de medicamentos para essa classe terapêutica, cresceu 33% no primeiro semestre desse ano, comparado ao mesmo período do ano passado, e o número de beneficiários também aumentou em 37%, em relação ao período. 
 
Antidepressivos, reguladores de humor, sedativos e anticonvulsivantes foram apontados como os principais medicamentos utilizados entre os usuários da plataforma. “Ainda estamos vivenciando a pandemia e todos os seus reflexos, principalmente em relação à saúde mental. É uma nova forma de viver para o brasileiro. Os dados de consumo podem refletir a uma sociedade que necessita de mais cuidado, possivelmente acompanhamento médico e psicológico e que está buscando melhorar a sua qualidade de vida”, explica Eduardo Mangione, CEO da epharma. 
 
Quando a tristeza vira doença
  
A depressão, por exemplo, é considerada um transtorno comum, mas precisa ser levada a sério, uma vez que interfere na vida diária do ser humano e pode impactar atividades corriqueiras como trabalhar, dormir, estudar, comer e se divertir. Cerca de 6% da população brasileira sofre de depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 
 
Os sintomas podem começar de maneira silenciosa e se agravar ao longo do tempo, caso não haja ajuda profissional. A falta de interesse pela vida e a perda de vontade e prazer em atividades antes simples e prazerosas podem ser notadas. Irritabilidade, falta de concentração e alterações do sono e do apetite também podem ocorrer.  
 
A psiquiatra Aline Sabino, da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, explica que mudanças de estilo de vida, como a busca pelo convívio social e familiar, a prática de atividades físicas e seis horas de sono consecutivas, para se ter uma noite tranquila e reparadora, são essenciais para uma pessoa manter a estabilidade emocional.
 
“Pela a psicoterapia, é possível ter o manejo dos sentimentos que auxiliam na estabilidade emocional, mantendo a distância de álcool, drogas e hábitos nocivos”, esclarece a médica. “É cientificamente comprovado que as pessoas praticantes de religião, não importa qual a vertente, também encontram na espiritualidade um fator de proteção para o transtorno depressivo”, explica a psiquiatra. 
 
A OMS reconhece que existe uma necessidade de aumentar os investimentos para tratar a saúde mental da população mundial, principalmente depois da pandemia, levando-se em consideração os impactos causados após o primeiro ano da Covid-19 no mundo.
 
Fonte: Depressão entre brasileiros/Ministério da Saúde e Investimentos em Saúde Mental/OMS.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias