Dados da epharma mostram que, durante o primeiro semestre deste ano, o uso de medicamentos cresceu 33% em relação ao mesmo período do ano passado
 

O Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina, segundo informações do Ministério da Saúde. É também considerado o país com mais pessoas ansiosas do mundo. Dados do órgão apontam que a pandemia elevou a prevalência global de ansiedade e de depressão em 25%. 
 
O consumo de medicamentos para transtornos psíquicos aumentou, os antidepressivos e ansiolíticos tiveram um aumento em vendas nos últimos meses, segundo dados da epharma, plataforma pioneira em gestão de benefícios em medicamentos no Brasil. O levantamento revela que o uso de medicamentos para essa classe terapêutica, cresceu 33% no primeiro semestre desse ano, comparado ao mesmo período do ano passado, e o número de beneficiários também aumentou em 37%, em relação ao período. 
 
Antidepressivos, reguladores de humor, sedativos e anticonvulsivantes foram apontados como os principais medicamentos utilizados entre os usuários da plataforma. “Ainda estamos vivenciando a pandemia e todos os seus reflexos, principalmente em relação à saúde mental. É uma nova forma de viver para o brasileiro. Os dados de consumo podem refletir a uma sociedade que necessita de mais cuidado, possivelmente acompanhamento médico e psicológico e que está buscando melhorar a sua qualidade de vida”, explica Eduardo Mangione, CEO da epharma. 
 
Quando a tristeza vira doença
  
A depressão, por exemplo, é considerada um transtorno comum, mas precisa ser levada a sério, uma vez que interfere na vida diária do ser humano e pode impactar atividades corriqueiras como trabalhar, dormir, estudar, comer e se divertir. Cerca de 6% da população brasileira sofre de depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 
 
Os sintomas podem começar de maneira silenciosa e se agravar ao longo do tempo, caso não haja ajuda profissional. A falta de interesse pela vida e a perda de vontade e prazer em atividades antes simples e prazerosas podem ser notadas. Irritabilidade, falta de concentração e alterações do sono e do apetite também podem ocorrer.  
 
A psiquiatra Aline Sabino, da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, explica que mudanças de estilo de vida, como a busca pelo convívio social e familiar, a prática de atividades físicas e seis horas de sono consecutivas, para se ter uma noite tranquila e reparadora, são essenciais para uma pessoa manter a estabilidade emocional.
 
“Pela a psicoterapia, é possível ter o manejo dos sentimentos que auxiliam na estabilidade emocional, mantendo a distância de álcool, drogas e hábitos nocivos”, esclarece a médica. “É cientificamente comprovado que as pessoas praticantes de religião, não importa qual a vertente, também encontram na espiritualidade um fator de proteção para o transtorno depressivo”, explica a psiquiatra. 
 
A OMS reconhece que existe uma necessidade de aumentar os investimentos para tratar a saúde mental da população mundial, principalmente depois da pandemia, levando-se em consideração os impactos causados após o primeiro ano da Covid-19 no mundo.
 
Fonte: Depressão entre brasileiros/Ministério da Saúde e Investimentos em Saúde Mental/OMS.

Siga o Blog no Facebook!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Novidade em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Sorrifácil Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Ucha Leilões!

Prioridade 10: Tito Beccon (Centro de Santiago)

Filtro de ar Esterilix!

Filtro de ar Esterilix!

Registre Sua Marca!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Imembuí Microfinanças

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias