Primavera 2022: Veja como será o clima na nova estação! Postado sexta-feira, 23 de setembro de 2022 ás 08:53

A Primavera 2022 teve início nesta quinta-feira, 22, às 22h04min (horário de Brasília). Estação do ano que marca a transição do inverno - clima seco em grande parte do País com episódios de frio - para o verão, período de predomínio do ar quente e úmido. Em quase todo o Brasil, a Primavera significa a volta da chuva e do calor, segundo a Climatempo. Mas há possibilidade também de dias frios ainda no início da estação.

No Sul do País, há expectativa para a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha com chuva, vento e frio, e talvez até queda de neve, conforme prevê a MetSul. A estação mais florida do ano se estende até às 18h48 de 21 de dezembro

Conforme a Climatempo, pelo terceiro ano consecutivo, a La Niña influencia toda a estação, com previsão de enfraquecimento no verão. O fenômeno, definido como ocêanico-atmosférico, ocorre quando as águas superficiais da região da linha equatorial do Oceano Pacífico sofrem um resfriamento anormal, alteração que afeta as chuvas e as temperaturas.

Novas frentes frias que vão passar entre esta quinta-feira e domingo, 25, entre o Sul e o Sudeste do País deixam as temperaturas mais baixas no início da estação nestas regiões. O Estado de São Paulo, por exemplo, deve voltar também a receber chuva nesta época, devido à entrada destas instabilidades - o que já significa um retorno um pouco antecipado da chuva fora da época, geralmente meados de outubro.

Em São Paulo, os primeiros dias da primavera serão marcados com sol entre nuvens e possibilidade de chuva no fim de semana. A temperatura também permanece mais baixa, principalmente no sábado e no domingo.

Frente fria impacta em maior quantidade de chuva


Ainda durante a primavera, várias frentes frias vão avançar para o Sudeste do Brasil, mas a maioria com maior impacto nas áreas próximas ao litoral.

"Na Região Sudeste, o resfriamento mais notável causado por estas frentes frias será nas áreas próximas ao litoral, atingindo áreas como o sul e o leste de São Paulo, o Estado do Rio de Janeiro, o Estado do Espírito Santo, parte do sul de Minas e da Zona da Mata Mineira. Eventualmente alguma frente fria poderá influenciar áreas do Centro-Oeste, facilitando a formação de áreas de chuva e aliviando o calor", disse a Climatempo.

A previsão é que, ao longo do mês de outubro, os volumes de chuva fiquem um pouco acima da média no norte de São Paulo, dentro da média em grande parte do noroeste, região central e áreas do nordeste e norte paulista, incluindo a Grande São Paulo.

Em relação às temperaturas, elas devem ficar dentro da média em todas as regiões do Estado na primavera como um todo. "Ainda vamos ter grandes oscilações de temperatura ao longo do mês de outubro. Já para novembro, é um cenário bem semelhante ao que se espera de dezembro - chuva um pouco abaixo da média na maior parte do Estado de São Paulo, isso inclui a capital, Vale do Paraíba, região central, oeste, sul de São Paulo", prevê a Climatempo.

A entrada constante de frentes frias, no entanto, também reforça o ar frio e seco no Estado de São Paulo, ao longo da estação, de acordo com a Climatempo. "A previsão indica que essas massas de ar frio ainda ocorram no mês de novembro, até pelo menos a primeira quinzena de dezembro. Isso não deve produzir temperaturas muito baixas, mas vai deixar o tempo seco por mais tempo."

A Região Centro-Oeste do Brasil pode ter aumento de chuva, mas não há previsão de temporais com grande volume ao longo da estação. Deve ser observado o aumento da umidade e do calor acima da média no decorrer da primavera, de acordo com a Climatempo.

No Norte do País, estão previstas temperaturas mais elevadas, mas, a partir de novembro, a influência de frentes frias deve chegar ao Brasil, aumentando a umidade na região. Em dezembro, a expectativa é de volume de chuva um pouco acima da média em partes do Amazonas e do Tocantins.

Já no Nordeste, embora esteja prevista chuva acima da média em razão do fenômeno La Niña, as frentes frias não devem ter grande influência sobre a região, assim como na previsão de fortes temporais. As temperaturas devem se manter próximas e acima da médica em toda o Nordeste no decorrer da primavera.

Previsão de ciclone, frio, geada e até neve no Sul do País


No Sul do País, a MetSul alerta que o começo da primavera é marcado pela formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha com chuva, vento e frio, e talvez até queda de neve, com geada na sequência com o predomínio do ar frio de alta pressão atmosférica sobre a região.

Um ciclone se formou no fim desta quinta-feira sobre o Oceano Atlântico, junto à costa gaúcha, a partir de um centro de baixa pressão que vai cruzar o território gaúcho no decorrer do dia com instabilidade. As rajadas de vento devem persistir durante a madrugada e manhã desta sexta-feira, principalmente no sul e no leste gaúcho. Os ciclones extratropicais no Atlântico Sul ocorrem em qualquer época do ano entre o outono e a primavera.

Com informações de GZH e foto de Eder Alves/NPExpresso.

Siga o Blog no Facebook!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Novidade em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Sorrifácil Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Ucha Leilões!

Prioridade 10: Tito Beccon (Centro de Santiago)

Filtro de ar Esterilix!

Filtro de ar Esterilix!

Registre Sua Marca!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Imembuí Microfinanças

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias