Os criminosos, que são gaúchos, aplicaram golpes no Estado, em Santa Catarina e em São Paulo. Pelo menos 14 vítimas já foram investigadas, mas o número é bem maior. Dos 39 investigados e com prisão preventiva decretada, 34 já estavam presos.
 

A Polícia Civil divulgou neste sábado (15) que pediu à Justiça a prisão preventiva de 21 criminosos que foram alvo na semana passada de operação contra o golpe dos nudes no Rio Grande do Sul. A investigação apontou 39 envolvidos, sendo que 34 estão detidos. O trabalho da Delegacia de Esteio, que já identificou 14 vítimas, continua.

A delegada Luciane Bertoletti está à frente do caso e ressalta que as solicitações ao Poder Judiciário são decorrentes de análises de documentos e celulares apreendidos. Segundo ela, estes suspeitos com pedido de preventiva são considerados líderes e os que mais se beneficiaram com os crimes.

A polícia não divulgou nomes, mas aponta que os suspeitos estão diretamente vinculados às extorsões e à movimentação de mais de R$ 2,5 milhões com o golpe em todo o País. Até semana passada eram três as vítimas confirmadas, depois passando para 13, e agora já são 14.

Nesta semana, uma vítima de Alvorada procurou a equipe de Luciane porque havia repassado R$ 60 mil à quadrilha que faz parte de uma facção do Estado. As vítimas são do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A delegada diz que há muito material para ser analisado e ainda existem mais vítimas procurando a polícia. Por isso, ela acredita que o inquérito seja concluído no final da próxima semana ou até depois.

Mas certo é que já temos indícios suficientes, ou seja, provas concretas, para estes pedidos de preventiva e também para o indiciamento de todos os envolvidos no esquema — avalia Luciane.

Em relação a celulares, 109 foram apreendidos, sendo 79 em cinco presídios. Em relação aos criminosos, 34 tiveram mandados de prisão cumpridos contra eles na semana passada, sendo sete já em presídios. Portanto, ainda há cinco foragidos. Sobre as prisões preventivas, foram solicitadas medidas à Justiça para os sete integrantes do grupo que já estavam na cadeia, para os cinco que seguem foragidos e de mais nove que foram presos na semana passada. A delegada destaca que todos os 39 golpistas serão indiciados na conclusão do inquérito.

O golpe dos nudes foi um dos mais registrados no Estado durante a pandemia. Luciane diz que os suspeitos já se passaram por pais e advogados de supostas adolescentes durante a troca de fotos íntimas, simularam ocorrências policiais, atendimentos psicológicos de adolescentes que teriam ficado abaladas com a suposta situação e até criaram falsas notícias de suicídio de jovens.

No entanto, desta vez, este grupo que é alvo da polícia de Esteio foi além. A investigação policial comprovou que, pela primeira, vez houve uma aproximação física entre golpista e vítima. A quadrilha monitorou e gravou imagens da casa da filha de um empresário extorquido em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina.

Como funciona
 
1. Golpistas utilizam perfis falsos de mulheres jovens em redes sociais para atrair as vítimas. Tem início a troca de mensagens.
 
2. Após a primeira conversa, a suposta mulher pede o número do celular da vítima. Os dois passam a se comunicar pelo WhatsApp.
 
3. Passando-se pela jovem, o estelionatário convence a vítima a trocar fotos íntimas.

4. Com outro número, um segundo criminoso entra em contato com a vítima e passa a se identificar como o pai da menina, que seria adolescente. Há versões do golpe em que o estelionatário diz ser advogado ou delegado.

5. Esse segundo estelionatário exige uma quantia da vítima. A ameaça é de que, caso ela não faça o pagamento, responderá por pornografia infantil. 
 
Com informações de GZH e da Polícia. A foto é de Ronaldo Bernardi da Agência RBS.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias